Folha é atacada por corrente de WhatsApp com mentira sobre Lula

Por: Redação | Comunicar erro

Os ataques de Jair Bolsonaro contra a Folha estão estimulando uma onda de fake news contra o jornal. Por correntes de WhatsApp, o jornal é acusado de ser propriedade do ex-presidente Lula, que teria 52% das ações.

Isso explicaria por que as reportagens críticas da Folha a Jair Bolsonaro – entre elas a manutenção de uma funcionária fantasma e a disseminação ilegal de mensagens por WhatsApp realizada por empresários.
A verdade: 100% da Folha é da família Frias.

Após eleito, Bolsonaro atacou o jornal em entrevista ao vivo no Jornal Nacional. A Folha foi defendida pelo âncora do noticioso global, William Bonner.

Na ocasião, Bonner indagou Bolsonaro sobre sua relação com a imprensa em seu futuro governo e aproveitou para questionar se ele reafirma seu posicionamento em desejar que a Folha “feche”.

O presidente disse que não fechará a Folha, mas que, no que depender do governo federal, como verba publicitária, por exemplo, jornais que espalham fake news, “como a Folha”, não terão seu apoio e incentivo.

O político do PSL chegou a citar alguns exemplos do que seriam as “fake news da Folha” direcionadas a ele, como uma reportagem do início deste ano sobre a “funcionária fantasma” do então deputado, identificada como Wal. Ainda, o presidente rememorou o escândalo do disparo de mensagens ilegais no WhatsApp patrocinado por empresários simpáticos a Bolsonaro contra o PT ainda durante a campanha do segundo turno das eleições.

Após a fala de Jair Bolsonaro, William Bonner ressaltou que, em ocasiões anteriores o jornal pertencente ao grupo UOL atacou duramente o JN, mas que sempre se manteve aberto para réplica. Ainda, o âncora relembrou a importância da Folha para o país. Bolsonaro não contestou.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …