Folha é atacada por corrente de WhatsApp com mentira sobre Lula

Por: Redação | Comunicar erro

Os ataques de Jair Bolsonaro contra a Folha estão estimulando uma onda de fake news contra o jornal. Por correntes de WhatsApp, o jornal é acusado de ser propriedade do ex-presidente Lula, que teria 52% das ações.

Isso explicaria por que as reportagens críticas da Folha a Jair Bolsonaro – entre elas a manutenção de uma funcionária fantasma e a disseminação ilegal de mensagens por WhatsApp realizada por empresários.
A verdade: 100% da Folha é da família Frias.

Após eleito, Bolsonaro atacou o jornal em entrevista ao vivo no Jornal Nacional. A Folha foi defendida pelo âncora do noticioso global, William Bonner.

Na ocasião, Bonner indagou Bolsonaro sobre sua relação com a imprensa em seu futuro governo e aproveitou para questionar se ele reafirma seu posicionamento em desejar que a Folha “feche”.

O presidente disse que não fechará a Folha, mas que, no que depender do governo federal, como verba publicitária, por exemplo, jornais que espalham fake news, “como a Folha”, não terão seu apoio e incentivo.

O político do PSL chegou a citar alguns exemplos do que seriam as “fake news da Folha” direcionadas a ele, como uma reportagem do início deste ano sobre a “funcionária fantasma” do então deputado, identificada como Wal. Ainda, o presidente rememorou o escândalo do disparo de mensagens ilegais no WhatsApp patrocinado por empresários simpáticos a Bolsonaro contra o PT ainda durante a campanha do segundo turno das eleições.

Após a fala de Jair Bolsonaro, William Bonner ressaltou que, em ocasiões anteriores o jornal pertencente ao grupo UOL atacou duramente o JN, mas que sempre se manteve aberto para réplica. Ainda, o âncora relembrou a importância da Folha para o país. Bolsonaro não contestou.

1 / 8
1
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
2
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
3
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
4
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
5
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
6
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
7
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
8
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …