França aprova lei que exige instalação de câmeras em matadouros
Uma lei aprovada na França nesta sexta-feira, dia 13, obriga todos os matadouros do país a instalarem câmeras. O objetivo dessa medida é filmar tudo o que é feito com os animais desde o abate até os locais de entrega.
As filmagens poderão ser acessadas apenas por membros de ONGs e médicos-veterinários nomeados para fiscalizar as ações das empresas de abate. As câmeras começarão a ser implementadas na França em janeiro de 2018. As informações foram divulgadas pelo site Vista-se.
Em São Paulo, há um projeto de lei semelhante de autoria do deputado estadual Feliciano Filho, que obriga que as imagens dos matadouros sejam disponibilizadas para todos os interessados por meio do site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado, como forma de acabar com fraudes das empresas frigoríficas.
- Licença menstrual remunerada já é realidade; saiba quem tem direito
- Grupo de mulheres passa a ter direito a licença menstrual remunerada
- Comissão aprova lei que prevê passagem aérea grátis para PCDs
- Câmara aprova projeto de água em abrigos de proteção animal
Na justificativa do projeto de lei, o deputado ainda diz que a regra pode garantir mais transparência no processo que resulta em produtos como carne, queijo e leite.
“De um lado, indivíduos denunciam que animais são mortos de forma absolutamente cruel e que, em função da alta produtividade, o processo de insensibilização total de um animal muitas vezes é ignorado. Por outro lado, os responsáveis pelos abatedouros dizem que não há maus-tratos”, diz o texto.