Greve dos caminhoneiros melhorou em 78% qualidade do ar de SP

As informações foram divulgadas pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade

A greve dos caminhoneiros parou o país no fim de maio

Uma pesquisa do Instituto Saúde e Sustentabilidade mostrou que a qualidade do ar do estado de São Paulo melhorou até 78% durante a greve dos caminhoneiros, que paralisou o país no fim de maio. Segundo o estudo, os níveis de ozônio e de partículas MP10 e MP2,5, que penetram nos pulmões, diminuíram em locais com muito trânsito.

“Na região metropolitana de São Paulo, todos os poluentes em todas estações e locais, tiveram sua concentração reduzida aos patamares preconizados pela Organização Mundial de Saúde (níveis que reduzem o risco para efeitos em saúde da população) durante a greve“, informou o instituto.

No momento em que a greve começou a ter menos força, a partir de 30 de maio, as concentrações voltaram a ultrapassar os níveis recomendados. No porto de Santos, o maior da América Latina, a concentração de partículas chegou a cair mais de 40%. Já no Espírito Santo, os níveis de concentração das partículas diminuíram entre 52% e 78%, e os de ozônio, entre 40% e 70%.

O objetivo inicial do Instituto Saúde e Sustentabilidade era medir o impacto da greve na poluição em todo o país, mas só São Paulo e Espírito Santo registram e oferecem os dados atualizados. “Três em cada quatro estados brasileiros não realizam monitoramento de qualidade do ar, ou realizam de forma obsoleta ou ineficiente”, disse a médica Evangelina Vormittag, diretora da instituição.

Para ler a íntegra do estudo, clique neste link.

Crédito: Getty Images/iStockphotoOs níveis de ozônio e de partículas MP10 e MP2,5 diminuíram em alguns locais

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …