Grupo neonazista invade aula online e ataca alunos e professores em SP
Grupo faz apologia ao nazismo e xingou mulheres e um estudante negro
Um grupo neonazista invadiu uma aula online do curso de direito da Faculdade ESAMC Sorocaba, no interior de SP, e ofendeu alunos e a professora que ministrava a aula, além de divulgar mensagens de cunho nazista. As informações são do G1.
O caso aconteceu na noite da última quarta-feira, 19. Os alunos relataram que aula estava sendo invadida após registrarem um aumento no número de inscritos na plataforma. A turma, composta por 54 alunos, reparou que o número de pessoas online aumentou para 70.
O grupo passou a xingar os alunos, principalmente as mulheres, e a postar vídeos e áudios sobre o nazismo. Alguns alunos rebateram as ofensas, e também foram xingados. Inclusive um deles foi vítima de racismo por parte dos neonazistas.
- USP tem curso online e gratuito de Libras; veja como acessar as aulas
- Professores influenciadores cativam alunos nas redes sociais
- Grupo neonazista insulta e ameaça mulheres no metrô de SP
- Alunas são retiradas de sala de aula por usarem cropped e não se calam
“A gente ficou em choque. Foi muito do nada as ofensas. Foi um transtorno gigantesco e a professora ficou desesperada”, disse a estudante Nicole Caroline Fogaça Martins ao G1.
Em nota, a Esamc afirmou que foram iniciadas investigações a fim de apurar o fato. Disse ainda que medidas legais cabíveis estão sendo tomadas e que a plataforma utilizada é segura.
Repúdio
A atlética da faculdade também se pronunciou e publicou nas redes sociais uma nota de repúdio com relação ao caso lamentando o ocorrido.
“Prestamos aqui nossa singela condolência à professora afetada e dizer que sentimos muito por todo o incômodo que lhe foi causado. Triste – para não proferir outra palavra – pensar que em pleno século XXI existem pessoas com ideologias rasas e que agem com intenção de ferir o próximo”, diz a nota.
https://www.instagram.com/p/CEHKPKEBAnV/