Guarda acolhe usuários de crack e moradores de rua em SP
Com informações da BBC Brasil
Sabe aquele clichezão dos últimos tempos que diz: “Tá com pena, leva pra casa” ?. Pois é, o guarda municipal Marcos de Moraes, 51 anos, seguiu à risca a sugestão. Após oito anos atuando na Cracolândia, região central de São Paulo, o guarda já levou para sua própria casa ao menos 50 usuários de crack e moradores de rua.
Reportagem divulgada pela BBC Brasil retratou a biografia de Marcos, que, em sua rotina nas ruas na capital paulista, ganhou fama pela postura cordial e pouco comum nas ruas da Cracolândia.
De farda azul, cassetete e revólver na cintura, sua arma mais eficaz se resume a um simples convite, olhar acolhedor e um gesto de amor: “Você aceita ajuda ? Eu não estou brincando. Se você confiar em mim, eu posso te tirar das ruas”.
- 4 lugares em Quito para se conectar com a história do Equador
- Chuva em SP: 10 rolês baratos para esquecer o tempo lá fora
- Conheça 5 destinos no interior de SP que valem a viagem
- Confira a programação infantil no ABC Paulista neste fim de semana
Moraes vive em uma casa alugada em Mogi das Cruzes (SP), com a mulher Karyne e Geraldo Martins, de 63 anos, resgatado quando morava nas ruas de São Bernardo do Campo.
O guarda levou o desconhecido para dentro de sua casa em fevereiro depois de ver um alerta no Facebook para o caso dele – o senhor que saíra de Pernambuco em busca de um emprego e estava morando na rua.
“Levo para casa mesmo. Sei que é um número pequeno, mas não me importo com quantidade, e sim com a qualidade. Quando pego um caso, vou até o fim”, disse em entrevista. Confira a matéria completa no site da BBC.