‘Hail Trump’: extrema-direita usa gesto nazista para saudar Trump

22/11/2016 13:20

Um vídeo publicado na internet causou revolta ao mostrar membros da “nova direita” americana, movimento nacionalista que apoiou a candidatura de Donald Trump, comemorando a vitória do presidente com uma saudação nazista. Eles se reuniram em Washington para discutir como o grupo pode “começar a influenciar a política e a cultura” dos EUA.

Em seu discurso, Richard Spencer, presidente do Instituto de Política Nacional, saudou o presidente: “Hail Trump, hail our people, hail victory” (“Saúdo Trump, saúdo nosso povo, saúdo a vitória”). Em seguida, os participantes levantaram a mão direita em referência ao gesto usado pelos nazistas para reverenciar o líder alemão, Adolf Hitler.

No vídeo, os apoiadores de Trump usam um gesto em referência ao nazismo
No vídeo, os apoiadores de Trump usam um gesto em referência ao nazismo

Spencer continuou o discurso afirmando que “a América era, até a geração passada, um país branco destinado ao povo branco”. Ele ainda falou alguns trechos em alemão e relembrou a propaganda nazista. Ao final, o presidente ainda disse que a mídia protege os interesses dos judeus.

Diante do ocorrido, o Museu do Holocausto declarou, em comunicado, que “o Holocausto não começou com as mortes e, sim, com palavras”.

Assista ao vídeo: