‘Hail Trump’: extrema-direita usa gesto nazista para saudar Trump
Um vídeo publicado na internet causou revolta ao mostrar membros da “nova direita” americana, movimento nacionalista que apoiou a candidatura de Donald Trump, comemorando a vitória do presidente com uma saudação nazista. Eles se reuniram em Washington para discutir como o grupo pode “começar a influenciar a política e a cultura” dos EUA.
Em seu discurso, Richard Spencer, presidente do Instituto de Política Nacional, saudou o presidente: “Hail Trump, hail our people, hail victory” (“Saúdo Trump, saúdo nosso povo, saúdo a vitória”). Em seguida, os participantes levantaram a mão direita em referência ao gesto usado pelos nazistas para reverenciar o líder alemão, Adolf Hitler.
Spencer continuou o discurso afirmando que “a América era, até a geração passada, um país branco destinado ao povo branco”. Ele ainda falou alguns trechos em alemão e relembrou a propaganda nazista. Ao final, o presidente ainda disse que a mídia protege os interesses dos judeus.
- Embaixador alemão condena gesto nazista entre apoiadores de Bolsonaro
- Por que emissoras americanas cortaram fala de Trump
- Maju Coutinho cita música ‘Evidências’ ao vivo para se referir a Trump
- Bolsonaro não irá reconhecer vitória de Biden se Trump acionar Justiça
Diante do ocorrido, o Museu do Holocausto declarou, em comunicado, que “o Holocausto não começou com as mortes e, sim, com palavras”.
Assista ao vídeo:
Fascists are back in Government. They wear ties and cocktail dresses and they salute the new President of the US. pic.twitter.com/SdX3Bi6ALm
— Fabian Eberhard (@FabianEberhard) 22 de novembro de 2016