Mãe também namora: Hel Mother comenta relações após maternidade

A maternidade não resume o que é ser mulher. Por mais óbvio que isso seja, aí está uma afirmação pela qual inúmeras mães precisam lutar diariamente. Para abordar o assunto, a youtuber Helen Ramos, a Hel Mother, publicou o vídeo “Ser Mãe x Namorar”.

A proposta é empoderar mulheres que se veem limitadas em seu direito de se envolverem com quem quiserem após se tornarem mães. Por mais natural que seja contar a um(a) possível companheiro(a) que se mãe, muitas mulheres se sentem coagidas a esconder essa informação por medo de afugentar a pessoa. Além disso, passado esse receio inicial, vem o medo justificável de apresentar o novo parceiro ou parceira para a criança.
Como lidar com todas essas questões emocionais e práticas, sendo mãe, mulher, profissional, amiga, tudo junto e misturado?

No vídeo, Hel pontua que é importante sentir o momento ideal para trazer alguém novo para o convívio da criança. E como fazer isso? Usando como critério a importância daquela pessoa na vida da mãe, e a responsabilidade afetiva que esse momento representa.

Trazer um relacionamento afetivo para o convívio dos filhos requer muita paciência, transparência e diálogo aberto.

“Seu filho faz parte da sua vida, é inevitável, uma vez ou outra vocês vão ter que ficar juntos em algum lugar. E aí que você vai poder ver como aquela pessoa interage com seu filho”, diz a youtuber.

Ao contar que costuma ouvir de algumas mulheres que seus parceiros não se dão bem com seus filhos, ela faz um alerta: “Não dá para levar adiante um relacionamento com alguém que só quer uma parte de você. Seu filho é sua outra metade, não dá para namorar só uma parte”, defende.

Porém, isso não significa que o novo parceiro deve assumir o papel de pai, substituí-lo ou ainda preencher alguma possível lacuna. Quem vai decidir como a relação será construída será a própria criança.

Helen comenta ainda a dificuldade que algumas mães têm de aceitar que seus filhos passarão por algum sofrimento na vida, vez ou outra, e muitas vezes evitam envolvimento afetivo por temer um término traumático para a criança. “Faz uma poupança para terapia e está tudo certo”, brinca. “Somos humanos e humanos têm problemas e sofrem”.  Porém, ela ressalta a importância de ter paciência e compreensão com o tempo da criança; cabe aos pais entender que os filhos têm o direito de assimilar aquela nova realidade com calma, até entenderem qual o papel daquela nova pessoa em sua vida.

Assista ao vídeo na íntegra:

Leia mais:

1 / 8
1
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
2
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
3
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
4
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …
5
04:13
Eduardo Bolsonaro ganha bolsa embaixada de seu pai
O presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que pretende indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, como embaixador do …
6
06:27
Previdência: entenda como pode ficar a sua aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou com 379 votos o texto-base da reforma da Previdência. No entanto, a proposta ainda pode …
7
01:58
Desastre na Bahia: Barragem se rompe e moradores deixam suas casas
Uma barragem se rompeu na cidade de Pedro Alexandre, a 435 quilômetros de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira, …
8
16:59
Glenn no Senado: confira os principais momentos do depoimento
O jornalista Glenn Greenwald, editor do portal The Intercept Brasil, foi ao Senado prestar esclarecimento sobre o vazamento das mensagens …