Homem é acusado de abusos sexuais em rituais com ayahuasca

Ritual de igreja de "umbandaime", em São Paulo, mescla rituais de umbanda e Daime, com ingestão de ayahuasca antes da incorporação de entidades

Por: Redação | Comunicar erro

A polícia de São Paulo investiga mais um líder religioso acusado de abusos sexuais. Três mulheres denunciaram Antônio Alves Marques Júnior, conhecido como Gê Marques, de 62 anos, ao Ministério Público de São Paulo. Ele é líder espiritual e dirigente da igreja Reino do Sol.

Os primeiros depoimentos foram feitos em 2016. Segundo reportagem da BBC, o Ministério Público pediu a abertura de um inquérito, que foi instaurado no 14º DP da capital, em 2017, e está sob sigilo.

Crédito: iStock/leminuitMulheres que frequentavam igreja de umbanda com Daime dizem que líder espiritual cometia abusos sexuais; ele nega

A cerimônia da igreja Reino do Sol – hoje com sede em Mairiporã (SP) – é chamada de “umbandaime”, uma mistura de umbanda e Daime. Os adeptos ingerem ayahuasca antes de incorporação de entidades.

Os supostos crimes teriam ocorrido entre 2005 e 2015, ainda segundo a BBC, em diferentes lugares: na sede da igreja, na casa do líder religioso e em motéis para onde algumas mulheres que faziam parte de rituais religiosos relataram ter sido levadas sem aviso prévio.

A BBC News Brasil entrevistou 11 mulheres, incluindo as três que depuseram ao Ministério Público, e recebeu relatos escritos de mais quatro. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
2
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
3
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
4
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
5
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
6
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
7
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
8
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …