Homem é acusado de abusos sexuais em rituais com ayahuasca

Ritual de igreja de "umbandaime", em São Paulo, mescla rituais de umbanda e Daime, com ingestão de ayahuasca antes da incorporação de entidades

Por: Redação Comunicar erro

A polícia de São Paulo investiga mais um líder religioso acusado de abusos sexuais. Três mulheres denunciaram Antônio Alves Marques Júnior, conhecido como Gê Marques, de 62 anos, ao Ministério Público de São Paulo. Ele é líder espiritual e dirigente da igreja Reino do Sol.

Os primeiros depoimentos foram feitos em 2016. Segundo reportagem da BBC, o Ministério Público pediu a abertura de um inquérito, que foi instaurado no 14º DP da capital, em 2017, e está sob sigilo.

Crédito: iStock/leminuitMulheres que frequentavam igreja de umbanda com Daime dizem que líder espiritual cometia abusos sexuais; ele nega

A cerimônia da igreja Reino do Sol – hoje com sede em Mairiporã (SP) – é chamada de “umbandaime”, uma mistura de umbanda e Daime. Os adeptos ingerem ayahuasca antes de incorporação de entidades.

Os supostos crimes teriam ocorrido entre 2005 e 2015, ainda segundo a BBC, em diferentes lugares: na sede da igreja, na casa do líder religioso e em motéis para onde algumas mulheres que faziam parte de rituais religiosos relataram ter sido levadas sem aviso prévio.

A BBC News Brasil entrevistou 11 mulheres, incluindo as três que depuseram ao Ministério Público, e recebeu relatos escritos de mais quatro. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …