Homem mata a mãe a socos e chutes no Rio
Filho tentou fugir da polícia, mas foi preso em flagrante por feminicídio
Lucia Regina Gomes Alves, 70 anos, foi espancada até a morte pelo próprio filho, de 30 anos, dentro de seu apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo, 7. Ele tentou fugir, mas foi preso em flagrante e acusado de feminicídio.
O criminoso se escondeu em outro imóvel da família e acabou sendo encontrado por policiais da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC). Ele não morava com a mãe e as causas do crime serão investigadas.
Os gritos foram testemunhados por vizinhos e pelo porteiro. A porta foi arrombada e o Samu foi chamado, mas a vítima já estava morta.
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
O que é feminicídio
Feminicídio é o homicídio de mulheres como crime hediondo quando envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar. A lei define feminicídio como “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, e a pena prevista para o homicídio qualificado é de reclusão de 12 a 30 anos.
Na maioria das vezes, a violência é praticada por familiares, sendo parceiros ou ex-parceiros os mais frequentes. As mulheres negras são as mais afetadas, principalmente, por conta da vulnerabilidade social.
Está em vigor desde 2015 uma lei que considera o feminicídio crime hediondo com pena de 12 a 30 anos de prisão.
Como denunciar: Disque 100
O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.