Indiano ensina como plantar uma floresta no espaço ocupado por 6 carros

Por: Redação | Comunicar erro
Facebook/  reprodução
De acordo com o indiano, os custos desse tipo de plantio são inferiores aos de um iPhone.

O engenheiro industrial Shubhendu Sharma mudou o rumo de suas atividades ao conhecer o japonês Akira Mitawaki. O indiano deixou o ramo de desenvolvimento de carros e passou a plantar pequenas florestas. Em pouco tempo, otimizou esse trabalho e criou um método de ensino dele para o mundo. Sharma conta sua história em uma apresentação no TED. Em pouco mais de quatro minutos, explica o que o motivou a ser um criador de florestas e os bons resultados obtidos.

A técnica que aprendeu por meio de Akira Mitawaki é diferente do reflorestamento tradicional que deixa um grande espaço entre as árvores.Trata-se do plantio de árvores nativas de várias espécies em uma área muito pequena.

De acordo com o Sharma, as pequenas florestas apresentaram crescimento dez vezes mais rápido, muito mais denso, e com cerca de cem vezes mais biodiversidade. O modelo japonês possibilita a criação de uma floresta com 300 árvores no mesmo espaço em que seriam estacionados apenas seis carros. Neste modelo, as mudas são dispostas bem próximas umas às outras, sendo a biomassa a única fonte extra de fertilização – que é obtida localmente.

O indiano criou a empresa de consultoria Afforestt para possibilitar que a ideia seja replicada em outros locais. Ela oferece instruções para que qualquer pessoa possa plantar sua própria floresta. Um aplicativo e um GPS estão sendo projetados para o monitoramento de projetos e oferta de instruções em tempo real para qualquer indivíduo ao redor do globo.

No site Ciclo Vivo é possível conferir as dicas traduzidas de plantio de pequenas florestas dadas por Shubhendu Sharma.

Assista a seguir à apresentação de Sharma no TED (em ingês):

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …