‘Amor não é macarrão instantâneo, que fica pronto em 3 minutos’

Por: Renata Penzani Comunicar erro

Conhecida nas redes sociais por seu posicionamento crítico em relação a questões como saúde pública, atendimento humanizado e parentalidade ativa, a médica mineira Júlia Rocha teve um post viral no Facebook nos últimos dias. O assunto? Maternidade real.

No texto, ela reforça um ponto fundamental na discussão sobre sociedade e criação de filhos: a cobrança por perfeição que recai muitas vezes estritamente sobre a mulher.

Mulheres se sentindo culpadas por não amarem loucamente seus bebês recém nascidos. Calma, gente… amor não é macarrão…

Posted by Júlia Rocha on Sunday, February 4, 2018

Com mais de 5 mil reações, o post alcançou uma quantidade impressionante de mulheres que se sentiram representadas pelo sentimento de quase nunca conseguir alcançar o padrão de conduta esperado pelo imaginário social. Muitas delas compartilharam como se deu a construção diária dos vínculos afetivos com seus filhos.

“O primeiro sentimento certamente foi pânico!! – Meu deus, agora a sobrevivência desse ser humano depende de mim não posso falhar nem por 1 segundo. Depois ele foi entrando na nossa rotina de tal forma que pareceu que sempre estivesse ali até que um dia, de repente, olhei para ele e me dei conta de que amava loucamente aquele ser!”, disse Maria Lara Louzada.

Não acreditar na imagem meramente publicitária da “mãe perfeita” e do “amor instantâneo”. Essa é a mensagem do texto de Júlia Rocha.

O alcance da declaração da médica reforça a importância de lutar contra a romantização do exercício de ser mãe, como forma de naturalizar o fato de que a maternidade se realiza de forma muito individual para cada mulher.

Leia mais:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …