Lancha a caminho de Salvador naufraga com cerca de 100 pessoas

Por Sayonara Moreno, da Agência Brasil

24/08/2017 10:52
Uma lancha que transportava passageiros entre a ilha de Itaparica e Salvador virou na manhã desta quinta-feira, dia 24. Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o acidente ocorreu por volta de 8h. Ao menos 18 mortes foram confirmadas e 21 foram resgatados com vida, segundo o G1.
Vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na região em que ocorreu o naufrágio
Vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, na região em que ocorreu o naufrágio
De acordo com a Centel, equipes da Polícia Militar, do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram encaminhadas até o local para dar suporte na busca pelas vítimas, afirma reportagem da Agência Brasil. O órgão informou ainda que embarcações particulares auxiliaram nos primeiros resgates.
Os resgatados foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mar Grande e o Hospital do Subúrbio, em Salvador. O Samu confirmou que cerca de 130 passageiros estavam na embarcação no momento do acidente, e o trabalho de resgate continua.

A avaliação da lancha será feita pela Marinha. Ela analisará a regularização da embarcação e se operava com número de passageiros acima do permitido. Por conta disso, a Secretaria de Segurança Pública informou que um inquérito será aberto para que as causas do acidente sejam apuradas.

Em nota, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador da Bahia, Rui Costa, lamentaram o ocorrido. “Neste momento de profunda dor, presto minha solidariedade às vítimas e seus familiares e, ao mesmo tempo, informo que todos os órgãos da prefeitura estão envolvidos para ajudar no atendimento social, psicológico e nos primeiros socorros às pessoas”, disse ACM Neto.

O governador Rui Costa também manifestou solidariedade às vítimas e suas famílias e decretou luto oficial de três dias. “Estou acompanhando pessoalmente esta difícil operação desde cedo e todas as providências foram tomadas imediatamente, com o reforço dos nossos efetivos nas áreas da segurança e da saúde pública. Deus está conosco neste momento difícil e confiamos no empenho das equipes de resgate”, declarou.

  • Veja também: