Lista de aplicativos de transporte exclusivos para mulheres
As denúncias de assédio sexual no transporte particular têm feito cada vez mais mulheres procurarem aplicativos seguros
Só quem é mulher sabe a sensação de pedir um carro em um aplicativo de transporte e enviar prints com os dados do motorista para alguma amiga ou ligar para alguém próximo durante o trajeto. Tudo isso para (ao menos tentar) se sentir mais segura, principalmente na madrugada.
Desde a última segunda-feira, dia 28, quando a escritora Clara Averbuck denunciou em sua página no Facebook ter sido estuprada por um motorista da Uber em São Paulo, os aplicativos de transporte exclusivos para mulheres tiveram muita procura.
O aumento do uso desse tipo de serviço mostra que as mulheres estão procurando outras saídas em busca de conforto e segurança na hora de se locomoverem pelas cidades. Abaixo, o Catraca Livre selecionou alguns apps que oferecem corridas com motoristas mulheres e são direcionados ao público feminino.
Confira a lista:
- FemiTaxi
O aplicativo FemiTaxi foi lançado em 2016 com o objetivo de conectar as taxistas mulheres à clientela feminina e está disponível para iOS e Android. A ferramenta tem opções de transporte de crianças desacompanhadas. Já os homens são aceitos só se estiverem acompanhados de uma mulher.
De acordo com seus fundadores, o app tem mais de 25 mil usuárias e 800 motoristas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Santos e Goiânia. Para saber mais e baixar o FemiTaxi, clique aqui.
- Lady Driver
Em funcionamento desde março de 2017, o aplicativo Lady Driver oferece cerca de 8 mil motoristas mulheres na capital paulista e em Guarulhos, na Grande SP, mas agora quer expandir o serviço para o Rio de Janeiro.
Apenas usuárias mulheres podem se cadastrar e solicitar um carro. Caso estejam acompanhadas de amigo ou namorado, devem avisar a motorista antes, que pode aceitar ou não a corrida. Baixe o app neste link.
- Venuxx
O Venuxx, lançado no final do ano passado, aceita só motoristas e passageiras mulheres. Por enquanto, o app atua em São Paulo e Porto Alegre. Pelo aplicativo, a cliente pode ver a foto e o nome de quem que está indo buscá-la.
Além disso, todos os carros têm um adesivo de segurança que mostra se é Venuxx.O sistema também oferece o botão SOS, por meio do qual a usuária pode adicionar qualquer contato, como amigas e familiares, para ajudar caso algo ocorra. O app está disponível neste site.
- Nüshu
O Nüshu é o mais recente aplicativo com essa mesma proposta. No início, funcionará somente em São Paulo, onde está em fase de cadastramento das motoristas.
A ideia é aceitar apenas mulheres como usuárias e homens são estritamente proibidos, mas podem ser transportados como passageiros meninos de até 12 anos de idade. Está disponível para aparelhos Android e iOS. Saiba mais aqui.
- 99 – ferramenta para mulheres
No ano passado, o aplicativo 99 lançou uma ferramenta chamada “99 Motorista Mulher”, na qual passageiras podem solicitar corridas que serão conduzidas por motoristas do gênero feminino. Crianças e adolescentes também podem usar o serviço.
Quer saber mais? Acesse o site da empresa.
- Leia mais: