Essa arte é um lixo

Por: Redação | Comunicar erro

Depois de se formar em artes plásticas pela Faap, Rodrigo Machado decidiu montar uma empresa de cenografia. Por trás da beleza dos cenários criados e de seus holofotes, incomodavam-no o desperdício e a questão ambiental.

“Quase tudo o que usávamos ia direto para o lixo.” Agora, ao transformar lixo em cenário, ele está invertendo o caminho -ele se prepara para receber sua maior plateia, constituída, num único dia, por centenas de milhares de espectadores (isso se o número não ultrapassar a casa do milhão), a maioria deles sujando as ruas.

Em conjunto com Padô (Cleber Padovani), seu parceiro de experimentações estéticas, Rodrigo criou o projeto “Urban Trash Art”, cujo objetivo é usar lixo para realizar obras públicas. Foram convidados a criar uma escultura gigante para ser exposta durante a Virada Cultural, evento previsto para o próximo dia 15 de maio, quando o centro da cidade mais um vez ficará tomado por artistas, multidões e muito lixo.

A vocação de Rodrigo de pegar objetos na rua vem da sua adolescência. Como tinha um ateliê em casa, coletava cadeiras, mesas, pneus, pedaços de pau, ferros, restos de computadores. Com esse material, produzia objetos de design. Ou simples experimentações, vistas por quase todos como entulho. Para sua sorte, tem pais professores, que sempre estimularam a sua curiosidade estética.

Nunca perdeu o hábito de fazer esse tipo de reciclagem. Mas, depois de graduado na faculdade, acabou mesmo produzindo lixo com sua empresa de cenografia. Mas se cansou disso e optou, desde o fim do ano passado, por tentar viver de arte. (Leia coluna completa na Folha de S.Paulo)

Para entender mais assista aos vídeos e veja as fotos:

Compartilhe:

1 / 8
1
08:52
Machismo em escolas de samba
Carolina Ribeiro, musa da Unidos de Vila Maria, na zona norte de São Paulo, é a convidada do programa Entrevista …
2
02:06
Como ajudar outras mulheres no Carnaval
O Carnaval chegou e para evitar que algumas coisas chatas e sérias estraguem a sua folia, separamos algumas dicas para …
3
00s
Quem foi Chico Mendes?
Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em uma família de seringueiros, ofício que herdou de seu pai. Ao longo …
4
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
5
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
6
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
7
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
8
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …