Essa arte é um lixo

Por: Redação Comunicar erro

Depois de se formar em artes plásticas pela Faap, Rodrigo Machado decidiu montar uma empresa de cenografia. Por trás da beleza dos cenários criados e de seus holofotes, incomodavam-no o desperdício e a questão ambiental.

“Quase tudo o que usávamos ia direto para o lixo.” Agora, ao transformar lixo em cenário, ele está invertendo o caminho -ele se prepara para receber sua maior plateia, constituída, num único dia, por centenas de milhares de espectadores (isso se o número não ultrapassar a casa do milhão), a maioria deles sujando as ruas.

Em conjunto com Padô (Cleber Padovani), seu parceiro de experimentações estéticas, Rodrigo criou o projeto “Urban Trash Art”, cujo objetivo é usar lixo para realizar obras públicas. Foram convidados a criar uma escultura gigante para ser exposta durante a Virada Cultural, evento previsto para o próximo dia 15 de maio, quando o centro da cidade mais um vez ficará tomado por artistas, multidões e muito lixo.

A vocação de Rodrigo de pegar objetos na rua vem da sua adolescência. Como tinha um ateliê em casa, coletava cadeiras, mesas, pneus, pedaços de pau, ferros, restos de computadores. Com esse material, produzia objetos de design. Ou simples experimentações, vistas por quase todos como entulho. Para sua sorte, tem pais professores, que sempre estimularam a sua curiosidade estética.

Nunca perdeu o hábito de fazer esse tipo de reciclagem. Mas, depois de graduado na faculdade, acabou mesmo produzindo lixo com sua empresa de cenografia. Mas se cansou disso e optou, desde o fim do ano passado, por tentar viver de arte. (Leia coluna completa na Folha de S.Paulo)

Para entender mais assista aos vídeos e veja as fotos:

Compartilhe:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …