Lygia Fagundes Telles discute o livro Dom Casmurro no CCBB

divulgação
A escritora tem 50 anos de carreira

Capitu traiu ou não Bentinho? Desde que o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi lançado, em 1899, a polêmica em torno da suposta traição sofrida pelo personagem não parou de crescer. Narrado em primeira pessoa, Bentinho dá indícios de que sua esposa o traia a medida que revela seu ciúme compulsivo. Dessa forma, fica ao leitor a dúvida: é possível acreditar em um marido tomado pela cólera?

Para discutir esse impasse, que mesmo depois de um século continua sem resposta, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) convidou a escritora Lygia Fagundes Telles e a psicanalista Anna Verônica Mautner para o debate “Capitu e Bentinho: entre o amor e o ciúme”, que vai acontecer nesta terça-feira, 30, às 19h30, dentro do ciclo “Literatura & Psicanálise”.

Membro da Academia Brasileira de Letras, Lygia é uma grande pesquisadora dos mistérios que envolvem o casal mais famoso da literatura nacional: ao lado do cineasta e crítico de cinema Paulo Emília Sales Gomes (1916-1977), com quem foi casada, ela escreveu o roteiro Capitu baseado livro Dom casmurro e que agora é relançado pela editora Cosac Naify.

O encontro, que terá mediação do jornalista e escritor Daniel Piza, tem capacidade para 70 pessoas. Os ingressos podem ser retirados no CCBB a partir das 10 horas de hoje. Catraca Livre.

Em tempo:
No dia 28 de outubro, Tony Belloto e Renato Mezan vão discutir “Poe e o Romance Policial” e no dia 25 de novembro será a vez de Luiza Ruffato e Betty Milan debaterem “Joyce e o Fim da Narrativa Linear”. Sempre no CCBB.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.