Lygia Fagundes Telles discute o livro Dom Casmurro no CCBB
Capitu traiu ou não Bentinho? Desde que o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, foi lançado, em 1899, a polêmica em torno da suposta traição sofrida pelo personagem não parou de crescer. Narrado em primeira pessoa, Bentinho dá indícios de que sua esposa o traia a medida que revela seu ciúme compulsivo. Dessa forma, fica ao leitor a dúvida: é possível acreditar em um marido tomado pela cólera?
Para discutir esse impasse, que mesmo depois de um século continua sem resposta, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) convidou a escritora Lygia Fagundes Telles e a psicanalista Anna Verônica Mautner para o debate “Capitu e Bentinho: entre o amor e o ciúme”, que vai acontecer nesta terça-feira, 30, às 19h30, dentro do ciclo “Literatura & Psicanálise”.
Membro da Academia Brasileira de Letras, Lygia é uma grande pesquisadora dos mistérios que envolvem o casal mais famoso da literatura nacional: ao lado do cineasta e crítico de cinema Paulo Emília Sales Gomes (1916-1977), com quem foi casada, ela escreveu o roteiro Capitu baseado livro Dom casmurro e que agora é relançado pela editora Cosac Naify.
O encontro, que terá mediação do jornalista e escritor Daniel Piza, tem capacidade para 70 pessoas. Os ingressos podem ser retirados no CCBB a partir das 10 horas de hoje. Catraca Livre.
Em tempo: No dia 28 de outubro, Tony Belloto e Renato Mezan vão discutir “Poe e o Romance Policial” e no dia 25 de novembro será a vez de Luiza Ruffato e Betty Milan debaterem “Joyce e o Fim da Narrativa Linear”. Sempre no CCBB.