Machado de Assis ganha roteiro literário imperdível no Rio de Janeiro

Passeio pode ser acessado por aplicativo; são nove pontos ligados ao escritor de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um roteiro que acompanha os passos do escritor Machado de Assis pelas ruas da antiga capital do país.

A Rota Literária Machado de Assis é resultado de uma parceria entre as plataformas Que Mais Tem Lá? e Ouça a Cidade, vencedoras do projeto Desafio Rotas Literárias, da Embratur Lab, que busca ideias criativas para promover o turismo literário no país.

Créditos: Divulgação

A jornada cultural percorre, por meio do aplicativo georreferenciado, os caminhos do escritor na Cidade Maravilhosa.

Recentemente, o autor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” ganhou destaque internacional após a escritora norte-americana Courtney Henning Novak dizer que está adorando a obra.

“O que fazer da vida depois que terminá-lo?”, comentou ela em publicação no Tik Tok que viralizou no mundo.

Rota Literária Machado de Assis

Quantas vezes olhamos um ponto turístico ou local histórico e nos perguntamos o que diriam caso falassem?

As histórias dos lugares, muitas vezes pouco conhecidas e de valor inestimável, foram o ponto de partida para dois amigos publicitários chegarem à ideia.

Pensando nisso, no começo de 2024 a Que Mais Tem Lá e o Ouça a Cidade, decidiu criar um projeta que dá voz aos locais urbanos. Dessa conexão criativa nasceu a Rota Literária Machado de Assis.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cenário do passado do conto “A Cartomante”
Créditos: Reproducao / Instagram / @theatromunicipalrj
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cenário do passado do conto “A Cartomante”

Os roteiros são totalmente lúdicos, onde lugares machadianos do centro histórico do Rio de Janeiro, uma das regiões mais bonitas da cidade e que passa atualmente por um processo de revitalização, viram personagens para contar passagens da vida e da obra do maior escritor brasileiro.

Efeitos sonoros dão vida às narrativas e, por fim, as vozes das gravações foram geradas por inteligência artificial (IA), possibilitando o uso de diversos matizes vocais para a melhor experiência possível e em dois idiomas (português e inglês).

Os locais da rota literária 

Ponto 1: Academia Brasileira de Letras

A própria Academia, templo dos autores imortais e da alma da literatura brasileira, recebe você para dar início à jornada do Rio de Machado. Poste-se ao lado da estátua de Machado de Assis, coloque os fones de ouvidos, e dê o play.

Ponto 2: Praça Poeta Manuel Bandeira

Caminhe em direção à Praça Manuel Bandeira, para ouvir um par de botas surradas filosofar sobre esperança e valor. A experiência traz também o inacreditável sumiço do mar na região. 

Ponto 3: Tribunal de Contas do Município

Um pouco mais à frente, embaixo das arcadas, procure pela placa dourada. Ela ‘conta’ histórias e faz divagações sobre o casal Machado e Carolina, enquanto moraram no local.

Ponto 4: Rua Evaristo da Veiga / Av. Rio Branco

Siga em direção à Cinelância. Continue pelo calçadão à direita, na Av. Rio Branco, até a esquina, diante do Theatro Municipal. Você estará num cenário do passado do conto “A Cartomante”, a antiga Rua dos Barbonos, lugar desse e de outros escritos de Machado.

Ponto 5: Teatro João Caetano / Praça Tiradentes

Esteja no palco especial da obra de Machado de Assis, e da vida da cidade. Da calçada do Teatro João Caetano, contemple a Praça Tiradentes para um mergulho sobre os primeiros passos da carreira literária do escritor.

Ponto 6: Real Gabinete Português

Ali, bem próximo, perca o fôlego nessa biblioteca deslumbrante, entre as mais belas do mundo, e descubra a relação próxima de Machado de Assis com a instituição. Procure pela placa em homenagem ao maior autor brasileiro.

Ponto 7: Confeitaria Colombo

Prossiga adiante e fará parte do caldeirão de acontecimentos históricos, urbanísticos e sociais do fim do século 19.

Ponto 8: Rua do Ouvidor

Caminhe pelas ruas que inspiraram personagens como Bentinho, em “Dom Casmurro”. A Rua do Ouvidor, a Paris carioca, além de bastante frequentada por Machado de Assis, foi o cenário perfeito para ambientar diversas passagens da obra do mestre. 

Ponto 9: Capitu Bar

Encerre sua jornada brindando ao legado de Joaquim Maria Machado de Assis no Capitu Bar. Desfrute de uma generosa e autêntica Caipirinha enquanto o Espírito do Tempo apresenta o Bruxo do Cosme Velho como um dos maiores da literatura universal.