Museus e galerias de arte viram sala de aula
Quarta feira, dia 18 de maio, é o dia internacional dos museus e essa semana, que vai do dia 16 ao dia 20, foi decretada a Semana Nacional dos Museus. Além de trazerem uma programação especial, as datas são uma oportunidade para reavivar discussões em torno do papel deste tipo de instituição na vida cultural da cidade.
Passaporte aos Museus
Pensando nisso, Gilson Pedro, professor de história da arte e da cultura do colégio Equipe, em São Paulo, decidiu elaborar planos de aula que colocassem seus alunos em contato direto com museus e galerias de arte. O Objetivo do projeto Passaporte aos Museus é enriquecer o olhar dos estudantes e ampliar seu repertório para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- UFRGS oferece mais de 90 cursos gratuitos com certificado
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Universidade federal oferece dezenas de cursos gratuitos online
Arte no cotidiano
Walkiria Barone, professora do colégio Ítaca, também em São Paulo, tem buscado estimular seus alunos diante de obras de arte. Ela escolheu trabalhar artistas que propagam sua arte nos mais variados suportes, como camisetas, tênis, paredes, rua, esculturas, toy art, telas, madeiras, portas e suportes eletrônicos, ou seja, que estejam próximas do cotidiano das crianças.
A professora levou as turmas de 4ª e 6ª séries do ensino fundametal para visitarem as galerias Choque Cultural, Fortes Vilaça, Spray e a Pinacoteca do Estado. Nas aulas da 4ª série falou dos artistas Niki de Saint Phalle, Carla Barth, Os Gêmeos e Vik Muniz. Para a 6ª série escolheu obras de Keith Haring, Andy Warhol, Basquiat, Gary Baseman e Rui Amaral. Nas aulas práticas desenvolveu com os alunos releituras das obras desses artistas, utilizando desde porcelana fria, PVC, lápis, canetas retroprojetor sobre embalagens plásticas, até madeira reaproveitada de caixotes.