Círculos azuis sinalizam nova ciclorrota de Curitiba
Lançamento da ciclorrota Portão-PUC está marcado para o sábado, dia 14 de março
A primeira ciclorrota sinalizada da cidade, ligando o bairro Portão à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), no bairro Prado Velho, e à Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), está sendo implantada em Curitiba pela Prefeitura.
Os círculos azuis, que nos últimos dias chamaram a atenção da população, identificam a ciclorrota num trecho de 6,2 quilômetros de vias compartilhadas por carros e bicicletas. A sinalização viária nas ruas que compõem a ciclorrota ainda está em processo de finalização e o lançamento está marcado para o próximo sábado, dia 14 de março.
Com velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora (Km/h), a ciclorrota Portão-PUC permite o seguinte trajeto (em mão dupla): início no cruzamento da Avenida República Argentina com a Rua Morretes, seguindo pelas ruas Amazonas, Paranaguá, Pará, São Paulo, Otávio Francisco Dias, Madre Maria dos Anjos e Baltazar Carrasco dos Reis. Da Baltazar Carrasco dos Reis, a ciclorrota segue por dois caminhos: pela Rua Imaculada Conceição, em uma ciclofaixa de 300 metros até a entrada da PUCPR; e até a ciclovia da Avenida Comendador Franco.
- SP ganha ciclorrota que interliga cidades do Circuito das Frutas
- Como uma cidade alemã quer se tornar a capital das bikes até 2020
- Doria anuncia mudanças em ciclovias e é criticado por ciclistas
- USP terá 26,2 km de vias para ciclistas e empréstimo gratuito de bicicletas
Círculos
Todo o trecho da ciclorrota está identificado com 47 círculos de 2,5 metros de diâmetro, com fundo azul e uma bicicleta pintada no centro. Nos cruzamentos, também foram pintadas figuras de bicicletas. Em todas as transversais da ciclorrota há placas amarelas com sinalização indicativa de tráfego com bicicletas à frente.