OAB pede investigação: alunas coagidas a jurar não recusar coito

Ordem dos Advogados do Brasil pedirá às autoridades de Franca (SP) apuração no trote aplicado por veteranos de medicina

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução Vídeo/ Folha de São PauloCaso ganhou repercussão após vídeo divulgado onde calouras ajoelhadas são coagidas a jurar que se submeteriam “à vontade dos veteranos” e nunca reusariam “uma tentativa de coito” por parte destes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou nesta quarta-feira, 6, que pedirá às autoridades de Franca (SP) que apurem “eventuais responsabilidades” no trote aplicado por veteranos do curso de medicina da Unifran – Universidade de Franca. O caso ganhou repercussão após vídeo divulgado na segunda-feira, 4, onde calouras ajoelhadas foram coagidas a afirmar que se submeteriam “à vontade dos veteranos” e que nunca reusariam “uma tentativa de coito” por parte destes.

Em nota, a 13ª Subseção da OAB manifestou “repúdio a qualquer ato de violência física, moral ou psicológica perpetrados em face dos alunos recém admitidos e informa que oficiará as autoridades locais, bem como a sobredita Universidade, para que apurem eventuais responsabilidades em seus respectivos âmbitos”, como aponta matéria do G1.

O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as medidas adotadas pela Universidade de Franca (Unifran) em relação ao caso. O promotor Paulo César Correa Borges classificou o trote como ato machista, misógino e sexista.A Unifran informou que apura o caso na tentativa de identificar e punir os estudantes envolvidos. A penalidade pode variar desde uma simples advertência, até a expulsão dos alunos.

Além do vídeo do trote com as alunas, um áudio foi divulgado. Na gravação um grupo de calouros é incitado por um veterano a jurar: “(…) e prometo usar, manipular e abusar de todas as dentistas e fazer [inaudível] que tiver oportunidade, sem nunca ligar no dia seguinte”, segundo o G1.

Entenda melhor caso que gerou revolta e protestos:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …