OAB pede investigação: alunas coagidas a jurar não recusar coito

Ordem dos Advogados do Brasil pedirá às autoridades de Franca (SP) apuração no trote aplicado por veteranos de medicina

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Reprodução Vídeo/ Folha de São PauloCaso ganhou repercussão após vídeo divulgado onde calouras ajoelhadas são coagidas a jurar que se submeteriam “à vontade dos veteranos” e nunca reusariam “uma tentativa de coito” por parte destes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou nesta quarta-feira, 6, que pedirá às autoridades de Franca (SP) que apurem “eventuais responsabilidades” no trote aplicado por veteranos do curso de medicina da Unifran – Universidade de Franca. O caso ganhou repercussão após vídeo divulgado na segunda-feira, 4, onde calouras ajoelhadas foram coagidas a afirmar que se submeteriam “à vontade dos veteranos” e que nunca reusariam “uma tentativa de coito” por parte destes.

Em nota, a 13ª Subseção da OAB manifestou “repúdio a qualquer ato de violência física, moral ou psicológica perpetrados em face dos alunos recém admitidos e informa que oficiará as autoridades locais, bem como a sobredita Universidade, para que apurem eventuais responsabilidades em seus respectivos âmbitos”, como aponta matéria do G1.

O Ministério Público instaurou inquérito para investigar as medidas adotadas pela Universidade de Franca (Unifran) em relação ao caso. O promotor Paulo César Correa Borges classificou o trote como ato machista, misógino e sexista.A Unifran informou que apura o caso na tentativa de identificar e punir os estudantes envolvidos. A penalidade pode variar desde uma simples advertência, até a expulsão dos alunos.

Além do vídeo do trote com as alunas, um áudio foi divulgado. Na gravação um grupo de calouros é incitado por um veterano a jurar: “(…) e prometo usar, manipular e abusar de todas as dentistas e fazer [inaudível] que tiver oportunidade, sem nunca ligar no dia seguinte”, segundo o G1.

Entenda melhor caso que gerou revolta e protestos:

Compartilhe:

1 / 8
1
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
2
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
3
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
4
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
5
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
6
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano
7
04:37
Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle
Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, …
8
06:46
Uma das publicidades mais geniais da história contra o machismo
Em nosso projeto "Causando", destinado a mostrar marcas que assumem causas, convidamos uma executiva da África para analisar uma publicidade …