Observatório Social mobiliza cidadãos e entidades em São Paulo

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Foram quase dois anos de encontros e discussões sobre o melhor modelo para a implantação do Observatório Social de São Paulo, que será fundado pela organização da sociedade civil em 9 de dezembro de 2015.

No último dia 10 de novembro, Profissionais da contabilidade, empresários, entidades representativas da sociedade civil paulistana e cidadãos comuns, interessados no monitoramento de políticas públicas do município de São Paulo, participaram do seminário “Fórum Observatório Social da Cidade de São Paulo – Eu Quero mudar o Brasil”. O evento aconteceu no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP).

Divulgação
Observatório Social é alternativa para cidadãos ficarem por dentro da transparência de dados públicos

Representando o Observatório Social do Brasil – organização que coordena e orienta mais de 150 observatórios sociais pelo país – estiveram o vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social, Ney de Nóbrega Ribas, e a diretoria executiva, Roni Enara, palestrantes do evento, juntamente com o coordenador geral do FOBSampa, o Auditor-Fiscal Paulo Abrahão.

Ambos trouxeram casos de sucesso e compartilharam as experiências adquiridas pelos observatórios que já ajudaram a economizar para os cofres públicos mais de R$ 1 bilhão apenas nos últimos 3 anos, evitando o desperdício e a corrupção em licitações públicas e mantendo sob monitoramento a utilização do dinheiro público. Controle Social, Educação Fiscal e Monitoramento de Políticas Públicas também fizeram parte da palestra principal.

O que te move?

O objetivo desta união de cidadãos e grupos de representações é monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, a fim de contribuir para a melhoria da gestão pública da cidade de São Paulo. É uma boa forma de ver o dinheiro pago em impostos retornando em benefícios aos paulistanos, coibindo o desperdício e a corrupção com o dinheiro público.

O Fiquem Sabendo apoia o Observatório do Brasil e o Observatório Social de São Paulo, em prol da transparência na gestão pública e do bom uso do dinheiro público.

E como o cidadão pode participar?

Os Observatórios Sociais (OS) são organizações suprapartidárias instituídas e mantidas pela sociedade civil, tendo por objetivo promover a conscientização da sociedade para a cidadania fiscal e monitorar, junto às prefeituras, a adequada e transparente gestão dos recursos públicos, por meio de ações de participação e controle social.

Diferente de outras iniciativas de controles sociais, que atuam na defesa de direitos específicos, o Observatório Social de São Paulo atuará na fiscalização dos Programas de Governo do Município de São Paulo, monitorando os processos de planejamento, execução e avaliação das políticas públicas, com especial ênfase na ação preventiva, para evitar o mau uso dos recursos públicos, e na ação programática, priorizando os resultados das políticas públicas.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …