Oficina de ‘desprincesamento’ chega à região de São Paulo
Depois da polêmica abertura da Escola de Princesas em São Paulo – clique aqui para entender o caso – , um grupo de mulheres se reuniu para oferecer um curso de “desprincesamento” em São Paulo. A iniciativa começou no Chile, em Iquique, onde foi realizada a primeira vivência desse tipo, e tem como princípio oferecer às meninas uma infância livre de rótulos. A atividade será realizada nos dias 4, 10 e 11 de dezembro, em São Caetano do Sul, região do ABC Paulista. Para saber mais, clique aqui.
Os três encontros vão abordar o que é ser menina hoje, auto-imagem, “o amor romântico”, a imagem que a publicidade faz das meninas, entre diversos outros temas, além de um módulo de autodefesa com uma especialista no tema. Veja a programação completa no evento do Facebook.
Indicada para meninas de 9 a 15 anos, a atividade tem a proposta de oferecer perspectivas históricas e sociais de como foi socialmente construída a imagem da mulher.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Os conteúdos terão como base teórica a Filosofia da Libertação e as propostas de relacionamento apresentadas pela Escola da Vida, do escritor francês Alain de Botton. O valor dos três encontros é de R$ 70 e incluem material de estudo e coffee breaks.
“Por que não mostrar às meninas que brincar na terra é ótimo, que elas podem se identificar com outros papéis além daquela moça magra, geralmente branca, com um vestido meio apertado e salto alto?”, explica a jornalista Mariana Desimone, co-organizadora da oficina.
“Se queremos que nossas filhas sejam tudo o que elas podem ser é fundamental inculcar nelas mesmas, desde cedo, a importância da auto-confiança, de que a opinião delas importa, e que elas são únicas, preciosas e digas do mesmo respeito que seus amigos meninos.”
Para 2017, a meta é ampliar as oficinas e oferecer formatos diferentes, como capacitações em escolas, palestras para pais e mães e também uma oficina para meninos que buscam uma desconstrução desse modelo atual.
Inscrições: [email protected]
Leia mais: