OMS: más condições ambientais causam 12,6 milhões de mortes por ano

Com informações do El País

Por: Redação

Os impactos das más condições ambientais do planeta podem ser ainda mais graves do que se imagina. Um relatório da Organização Mundial de Saíde (OMS) apontou que 12,6 milhões, ou 23%, das mortes no mundo anualmente ocorrem em decorrência de “viver ou trabalhar em ambientes pouco saudáveis”. Os dados são de 2012 e foram publicados no estudo “A prevenção de doenças por meio de ambientes saudáveis”.

Fatores de risco, como a poluição do ar, água e solo, exposição a produtos químicos, mudança climática e radiação ultravioleta, contribuem para mais de 100 doenças ou traumatismos. Porém, a OMS ressalta que as mortes causadas por doenças infecciosas, como diarreia e malária, que estavam vinculadas à má qualidade da água e do saneamento, diminuíram na última década.

As mudanças climáticas têm causado cada vez mais doenças no mundo

As crianças e os idosos são os mais afetados com a má qualidade do meio ambiente. Segundo o relatório, poderiam ser evitadas 1,7 milhão de mortes de menores de cinco anos e 4,9 milhões de adultos entre 50 e 75 anos se a gestão for melhorada.

O Sudeste Asiático é o mais atingido, com 3,8 milhões de mortes anuais. Logo em seguida estão Pacífico Ocidental, que registra 3,5 milhões de mortes, e África, com 2,2 milhões. Os Estados Unidos ocupam a última posição do ranking (847 mil).

Compartilhe:

Tags: #mortes #OMS
1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …