Ônibus do DF devem ganhar suporte para bicicleta
Projeto de lei prevê instalação de racks para ao menos três bikes
Ciclistas de Brasília estão a um passo de ganhar uma novidade para facilitar sua locomoção. Aprovado no final de dezembro, o projeto de lei n° 1.260/12, do deputado Robério Negreiros (PMDB), prevê a instalação de racks para bicicletas nos ônibus do Distrito Federal.
O projeto determina que cada suporte deve ser colocado na parte dianteira ou traseira externa dos veículos e ter capacidade para abrigar pelo menos três bicicletas e ter travas controladas pelo motorista.
Para ser aprovado, falta apenas a sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que não tem data limite para ser feita, mas que, segundo a assessoria jurídica do deputado, não deve passar de fevereiro.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Após sancionada a lei, as empresas de ônibus terão um prazo ainda não estipulado para realizar as mudanças. O custo da instalação dos racks será de responsabilidade das empresas, que podem ou não repassar o custo para o usuário, já que a proposta não determina que novo serviço deve ser gratuito.
No Brasil, a lei já foi aprovada no Recife. As bikes também ganharam espaço nos transportes públicos de São Paulo, ainda em fase de teste, em Florianópolis, desde 2013, Salvador, com aceso nas embarcações e no Elevador Lacerda Franco, e em Belo Horizonte, aos sábados, domingos e feriados.