Para liberar caça, vídeo ensina a burlar enquete na Câmara
A Câmara dos Deputados abriu uma enquete sobre um projeto de lei do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) que prevê a liberação da caça e venda de animais silvestres no Brasil.
Segundo o site da Câmara, enquetes como essa buscam “aferir opiniões da sociedade sobre temas variados da pauta legislativa”, ou seja, elas fazem um termômetro da vontade da população sobre determinados assuntos. No entanto, o recurso é bastante falho, levando pessoas a burlarem os resultados de forma fácil e compartilhável.
Na última quarta-feira, dia 1º, a revista eletrônica O Grito do Bicho, da ativista Sheila Moura, denunciou caçadores que vem burlando essa enquete sobre o projeto que quer aprovar a caça. Observando página de caçadores no Facebook, ela encontrou um tutorial em vídeo feito por um deles para ensinar os outros a fraudar a enquete vigente na Câmara.
- PEC 6 x 1 tem assinaturas suficientes para tramitar na Câmara. O que precisa para ser aprovada?
- Câmara aprova projeto de água em abrigos de proteção animal
- Motorista persegue, atropela e mata cadela no DF; veja vídeo
- Em derrota para Bolsonaro, Câmara rejeita PEC do voto impresso
No vídeo abaixo, o caçador sugere que as pessoas votem várias vezes na opção “sim” (a favor da caça de animais):
https://www.youtube.com/watch?v=FDYNKFPCAPY
Até a conclusão desta matéria, 58,62% dos votos na enquete eram a favor da proposta que libera a caça de animais silvestres, contra 41,25% que votaram “não”. Confira aqui.
- O projeto de lei de Colatto tem sido alvo de protestos nas redes sociais. Assine este abaixo-assinado e diga NÃO à caça de animais silvestres.