Paris terá local público com nome de Marielle Franco
A homenagem foi aprovada pelo conselho da cidade nesta segunda-feira, dia 1º
Paris, capital da França, terá um local público com o nome de Marielle Franco, vereadora assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. A homenagem foi aprovada pelo conselho da cidade nesta segunda-feira, dia 1º.
Os conselheiros parisienses aprovaram a proposta enviada pela prefeita da capital, Anne Hidalgo, que comemorou a decisão no Twitter. A moção apresentada recebeu votos de partidos de esquerda e direita.
“Votado! Os conselheiros parisienses aprovaram nesta manhã a proposta que eu enviei com minha equipe: um local parisiense levará o nome de Marielle Franco, militante dos direitos humanos, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”, escreveu ela.
- Começa mutirão de negociação de dívidas com varejo; veja como participar
- Paulo Vieira sofre ataques racistas de bolsonaristas: ‘Macaco’
- Quem são as 6 mulheres escolhidas por Lula para comandar ministérios?
- Caminhada de Freixo é interrompida por grupo armado liderado por Rodrigo Amorim
De acordo com informações da agência francesa RFI, ainda não se sabe qual lugar vai receber o nome de Marielle. A ideia é ser uma rua, praça ou outro logradouro. Há possibilidade de batizar algum lugar no Marais, bairro no centro da cidade frequentado pela comunidade LGBT.
Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle
Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, esperava sua esposa, a vereadora Marielle Franco, em casa para jantar quando recebeu a notícia de que ela havia sido brutalmente assassinada no Estácio, região central do Rio de Janeiro.
Desde o crime, a ativista por direitos humanos abandonou praticamente todos seus projetos pessoais para se dedicar a um objetivo: cobrar justiça nas investigações sobre o crime. Monica conversou com a Catraca Livre pouco mais de 10 meses após o assassinato para falar sobre o andamento das investigações e o legado de luta deixado por Marielle. Assista ao vídeo: