Passo a passo: veja como fazer parte da coleta seletiva em São Paulo
Menos da metade dos domicílios de São Paulo participa da coleta seletiva. Em 59% das residências na cidade, materiais como latas, vidros e plásticos se misturam ao lixo comum e vão para os locais de descarte sem serem reaproveitados. Veja os passos para que sua casa faça parte do sistema de coleta seletiva.
A primeira coisa a ser feita é descobrir se sua rua está no trajeto dos caminhões do serviço. Para isto, você deve entrar nos sites da Ecourbis (zonas leste e sul) e da Loga (zonas norte e oeste). Se a sua casa está dentro da área de cobertura, basta verificar o horário que o serviço passa e separar o lixo adequadamente (leia abaixo).
Caso você more em uma rua — ou em um trecho de uma rua — que não é atendido pela coleta, há maneiras de se juntar aos 1,5 milhão de domicílios que participam do sistema. Se sua casa fica próxima a ruas que fazem parte do trajeto dos caminhões ou de uma das cooperativas de triagem, basta ligar no 156 e pedir para que os funcionários da coleta passem também na sua casa.
- Madrugada fria faz vítima em São Paulo; veja como ajudar
- Lixo eletrônico: você sabe como descartar corretamente?
- Santo André começa a reciclar esponjas de lavar louça e embalagens metalizadas
- São Paulo realiza vacinação contra sarampo e gripe; Veja como participar
Se os caminhões da coleta seletiva não passam perto da região em que você mora, você também deve ligar no 156 e requisitar o serviço. Até que a coleta chegue a sua região, uma opção é levar o material reciclado a um dos 1.500 pontos de entrega voluntaria disponíveis na cidade.
Como separar o lixo
Não é necessário separar o material reciclável por tipo. A prefeitura pede apenas que o lixo úmido e o seco fique em sacolas diferentes. Entre os materiais que devem ser enviados às centrais de triagem estão itens de plástico, como garrafas e embalagens; isopor; latas de cerveja e refrigerante; molas e latas de metais ferrosos; jornais , revistas e embalagens longa-vida e frascos e garrafas de vidros. Cerâmicas, acrílicos, fotografias, lâmpadas fluorescentes e pilhas não podem ser descartados desta forma. A lista completa do que deve e do que não deve ir para a coleta seletiva você encontra no site da prefeitura.
Para qualquer dúvida ou problema em relação a coleta, o cidadão pode ligar para o 156 ou para o Alô Limpeza (11-3397-1723/24).