Petições pedem providências do WhatsApp para combater fake news

Há sete abaixo-assinados na Change.org relacionados a fake news, com quase 13 mil assinaturas

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

A divulgação de notícias falsas nas redes sociais tem sido motivo de muita polêmica neste ano de eleições. Enquanto diversos veículos de comunicação se esforçam por esclarecer se as informações seriam verdadeiras ou falsas, as fake news sobre políticos continuam se espalhando, sem nenhum controle, em grupos de WhatsApp e no Facebook.

Pensando nesse problema foi que a empresária Maristela Mafei criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo que o Facebook e o WhatsApp se retratem e tomem providências contra o que ela chama de ameaça à democracia. A petição já conseguiu o apoio de 6.000 pessoas e continua crescendo.

O disparo em grande escala desses conteúdos e a omissão das plataformas influenciou pessoas com menos acesso à informação e provocou uma disputa desigual, ferindo um princípio básico da democracia”, diz Maristela.

Saiba mais em: www.change.org/FakeNewsNao

Crédito: Marina Stroganova/Flickr“A omissão das plataformas influenciou as pessoas e provocou uma disputa desigual”, diz Maristela

Desde o início de setembro, foram criados sete abaixo-assinados na Change.org relacionados a fake news. Juntos, eles somam quase 13 mil assinaturas (incluindo o abaixo-assinado de Maristela).

A criadora da campanha cita um artigo do The New York Times que mostra como o WhatsApp poderia implementar mudanças temporárias na plataforma para tentar frear as notícias falsas. Entre as medidas, o artigo destaca restringir os encaminhamentos, as transmissões e o tamanho de novos grupos.

A empresária, que é uma das maiores especialistas em reputação de imagem do Brasil, defende ainda que o Facebook deveria checar os conteúdos dos anúncios antes de publicá-los, como fazem os veículos de comunicação.

“Que ainda que não exista legislação que os obrigue a fazer isso é uma imoralidade e uma anomalia. O WhatsApp e o Facebook não podem continuar se escondendo atrás da política de privacidade”, diz ela.

Maristela acredita que as petições são uma formaprática, eficiente e uma esperança para nós que queremos o melhor para o país e queríamos ser ouvidos”.

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …