#porramaridos: uma hashtag ‘engraçada’, triste e revoltante

Hashtag virou um compilado de exemplos de falta de proatividade, empatia e noção de maridos/companheiros

Por Superela
30/07/2018 17:49 / Atualizado em 05/05/2020 11:11

Já teve sua cota da hashtag #porramaridos de hoje? Não? Nem sabe do que que se trata? Epa, relaxa que te explico. Semana passada, subiu um termo nos Trending Topics do Twitter que discute o tanto que o machismo ainda existe nos dias atuais.

Não. Eu não tô falando de abuso sexual, violência doméstica nem nada do tipo. O buraco é mais embaixo. O #porramaridos gerou um compiladão de casos de mulheres que sofrem com a falta de proatividade, empatia e noção de seus maridos/companheiros.

São coisas simples como essa daqui, ó:

porramaridos porramaridos porramaridos

É aí o tanto que a gente vê que, mesmo numa geração tão… “moderna” quanto a nossa, mais engajada, problematizadora etc, o machismo ainda resiste em pequenos atos e exemplos.

Por crescer em uma família com mulheres empoderadas, pra mim é até estranho escrever sobre o #porramaridos, sabe? Lá em casa, minha mãe sempre foi a provedora MOR da casa. Inclusive, trabalhava todos os dias das 10h da manhã até as 22h da noite e em alguns fins de semana. Enquanto isso, meu pai cozinhava, me colocava pra dormir, arrumava a casa etc.

Então, é extremamente bizarro quando escuto de outras amigas que “o pai nunca trocou a fralda do irmão delas” ou que “os irmãos nunca lavaram uma louça” etc. O mais próximo que já cheguei disso foi durante esses almoços clássicos de família onde os caras vão pra sala fumar um cigarrinho, tomar um licorzinho, cafezinho, enquanto as mulheres lavavam a louça.

O negócio é que, nem nessas situações, eu percebia que havia algo de errado, saca?

porramaridos

Continue lendo aqui: #porramaridos: uma hashtag ‘engraçada’, triste e revoltante

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela