Prêmio Cidadão SP 2018 homenageia Tabata Amaral, em Cidadania
Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito
A ativista pela educação Tabata Amaral, 25 anos, será a homenageada pelo Prêmio Cidadão SP, na categoria Cidadania. A sexta deputada federal mais votada em São Paulo em 2018, eleita pelo PDT-SP com mais de 264 mil votos, é cientista política formada pela Universidade Harvard (EUA).
O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.
Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o pianista Marcelo Bratke, o designer Marcelo Rosenbaum, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu e a casa de shows Tupi or Not Tupi.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Campeã olímpica
E 2018 foi, de fato, um ano marcante em sua trajetória. Em julho, foi a mais jovem liderança a debater com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz, Malala Yousafzai.
Paulistana da Vila Missionária, bairro da periferia da zona sul, Tabata é filha de um cobrador de ônibus e uma ex-vendedora de flores. Aos 12 anos, passou a competir em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística.
Ganhou mais de 30 medalhas e uma bolsa em escola privada.
Nos Estados Unidos, estudou ciências políticas e astrofísica.
https://www.youtube.com/watch?v=CGl0PMf5QSQ
Vencedores 2018
A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.
Alguns nomes já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.
Biblioteca Mário de Andrade
O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.
Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.
A cerimônia contará com a apresentação de Marcelo Bratke, um dos maiores pianistas brasileiros, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.
Leia também: Agência Africa ganha maior prêmio da cidade de São Paulo