Prêmio Cidadão SP homenageia espaço Tupi or Not Tupi, em Cultura
Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito
A casa de shows Tupi or Not Tupi será a homenageada pelo Prêmio Cidadão SP, na categoria Cultura, por ter se tornado um ponto de encontro da cultura brasileira desde que foi fundada em São Paulo em 2017.
O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.
Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o pianista Marcelo Bratke, o designer Marcelo Rosenbaum, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu e a educadora Tabata Amaral.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Diversidade
O espaço fica na Vila Madalena (zona oeste), na rua Fidalga. E se propõe a explorar a diversidade tanto na música como na gastronomia.
A casa realiza sessões de descobrimento dos sabores e das nuances da arte brasileira, em ambientação intimista. Também é utilizada para workshops e eventos. E oferece café e almoço.
O tratamento acústico primoroso é uma das marcas do lugar. A área de shows é composta de 184 painéis, que formam uma espécie de abóbada. O projeto é do cenógrafo Lee Dawkins.
Espaço urbano
O Tupi or Not Tupi integra o conceito de cidade como “espaço aberto” de desfrute de seus habitantes. Sua entrada não tem muros altos nem portões que limitem o acesso.
O nome da casa é referência ao Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, publicado em 1928. O logotipo foi desenhado pelo artista plástico Guto Lacaz.
https://www.facebook.com/tupiornottupioficial/videos/561696347605449/
Vencedores 2018
A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.
Alguns nomes já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.
Biblioteca Mário de Andrade
O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.
Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.
A cerimônia contará com a apresentação de Marcelo Bratke, um dos maiores pianistas brasileiros, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.
Leia também: Prêmio Cidadão SP homenageia músico Marcelo Bratke, em Educação