Prêmio Cidadão SP homenageia músico Marcelo Bratke, em Educação

Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito

Por: Redação | Comunicar erro

O pianista e maestro Marcelo Bratke será o homenageado pelo Prêmio Cidadão SP 2018, na categoria Educação, por promover a inclusão por meio da arte e da criatividade.

O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.

Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o designer Marcelo Rosenbaum, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu, a educadora Tabata Amaral e a casa de shows Tupi or Not Tupi.

O pianista e maestro Marcelo Bratke
Crédito: Arquivo pessoal/Marcelo BratkeO pianista e maestro Marcelo Bratke

Carreira

Portador de uma catarata congênita e com 10% de visão em apenas um dos olhos, Marcelo Bratke aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras. Em 2004, após uma cirurgia nos EUA, conseguiu recuperar a capacidade de enxergar.

Acreditando no poder transformador da música, Bratke criou, em 2007, a Camerata Brasil. A orquestra sociocultural profissionalizante é formada por jovens músicos eruditos e populares.

Encabeçou também o projeto Cinemúsica. Ao lado da artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.

Marcelo Bratke e Mariannita Luzatti
Crédito: DivulgaçãoMarcelo Bratke e Mariannita Luzzati

Neste ano, envolveu-se na campanha da violoncelista Kely Conceição. Moradora de uma favela do Rio, a jovem conquistou uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas de música do mundo, a Berklee, em Boston (EUA). Mas não tinha como custear moradia e alimentação.

Para evitar que ela perdesse a bolsa, foi criada uma vaquinha, do qual a Catraca Livre foi apoiadora. A campanha foi impulsionada por nomes como o maestro João Carlos Martins e por Bratke, que se apresentou com a jovem.

Vencedores 2018

A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.

Alguns nomes  já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.

Biblioteca Mário de Andrade

O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.

Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.

A cerimônia contará com a apresentação de Bratke, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.

Leia também: Agência Africa ganha maior prêmio da cidade de São Paulo

Compartilhe:

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …