Prêmio Cidadão SP homenageia músico Marcelo Bratke, em Educação

Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito

Por: Redação | Comunicar erro

O pianista e maestro Marcelo Bratke será o homenageado pelo Prêmio Cidadão SP 2018, na categoria Educação, por promover a inclusão por meio da arte e da criatividade.

O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.

Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o designer Marcelo Rosenbaum, a Orquestra Moderna, o site Quebrando o Tabu, a educadora Tabata Amaral e a casa de shows Tupi or Not Tupi.

O pianista e maestro Marcelo Bratke
Crédito: Arquivo pessoal/Marcelo BratkeO pianista e maestro Marcelo Bratke

Carreira

Portador de uma catarata congênita e com 10% de visão em apenas um dos olhos, Marcelo Bratke aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras. Em 2004, após uma cirurgia nos EUA, conseguiu recuperar a capacidade de enxergar.

Acreditando no poder transformador da música, Bratke criou, em 2007, a Camerata Brasil. A orquestra sociocultural profissionalizante é formada por jovens músicos eruditos e populares.

Encabeçou também o projeto Cinemúsica. Ao lado da artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.

Marcelo Bratke e Mariannita Luzatti
Crédito: DivulgaçãoMarcelo Bratke e Mariannita Luzzati

Neste ano, envolveu-se na campanha da violoncelista Kely Conceição. Moradora de uma favela do Rio, a jovem conquistou uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas de música do mundo, a Berklee, em Boston (EUA). Mas não tinha como custear moradia e alimentação.

Para evitar que ela perdesse a bolsa, foi criada uma vaquinha, do qual a Catraca Livre foi apoiadora. A campanha foi impulsionada por nomes como o maestro João Carlos Martins e por Bratke, que se apresentou com a jovem.

Vencedores 2018

A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.

Alguns nomes  já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.

Biblioteca Mário de Andrade

O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.

Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.

A cerimônia contará com a apresentação de Bratke, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.

Leia também: Agência Africa ganha maior prêmio da cidade de São Paulo

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …