Prêmio Cidadão SP homenageia Orquestra Moderna, em Saúde
Cerimonial do mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista será realizado na Biblioteca Mário de Andrade e terá show gratuito
A Orquestra Moderna será a homenageada pelo Prêmio Cidadão SP 2018, na categoria Saúde, graças à iniciativa de inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
O prêmio é o mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussões em todo o Brasil. Promovido pelo ReciproCidade, o projeto conduzido é pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com o fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com o Banco Fator.
Neste ano, também serão homenageados a agência Africa, o pianista Marcelo Bratke, o designer Marcelo Rosenbaum, o site Quebrando o Tabu, a educadora Tabata Amaral e a casa de shows Tupi or Not Tupi.
- Curso gratuito de Libras em SP abre 1,5 mil vagas
- Governo de SP abre 1,5 mil vagas em curso gratuito de Libras
- SP abre novas vagas em curso gratuito de Libras; saiba mais
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
Inclusão
A Orquestra Moderna promove concertos que contam com a participação de 20 jovens com deficiência auditiva. O espetáculo foi batizado de “Corpo Musical”.
Serão, no total, oito apresentações, que começaram em novembro e vão até outubro de 2019. Todas serão realizadas no Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
O maestro Daniel Valeriano, da Orquestra Moderna, foi o idealizador do projeto. A direção artística coube a Leonard Evers, jovem regente holandês e diretor da Orquestra Ricciotti Essemble, que esteve em turnê pelo Brasil em 2016.
Para a curadoria das apresentações, Leonard escolheu obras que tenham como mote o corpo humano. Cada concerto representará um membro, um órgão ou outras características da nossa compleição física.
A orquestra conta ainda com a mediação artístico-pedagógica de Charles Raszl e André Venegas, especialistas em percussão corporal.
O projeto “Corpo Musical” é patrocinado pela indústria farmacêutica Libbs, por meio do Proac, e apoiado pela Derdic, entidade que atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem.
Vencedores 2018
A lista dos homenageados do Prêmio Cidadão SP foi divulgada no dia em que se comemoraram os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Saiba mais nesta reportagem.
Alguns nomes já foram condecorados pelo prêmio: o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies.
Biblioteca Mário de Andrade
O Prêmio Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital: a Biblioteca Mário de Andrade.
Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.
A cerimônia contará com a apresentação de Marcelo Bratke, um dos maiores pianistas brasileiros, que fará show gratuito com a Camerata Brasil.
Leia também: Prêmio Cidadão SP homenageia Quebrando o Tabu, em Comunicação