Projeto colaborativo mapeia as zonas sem cobertura wi-fi no RS
A iniciativa foi criada por alunos de um curso voltado a desenvolver intervenções de impacto social nas cidades
- “Zona LIVRE de wi-fi. Senha: curta a natureza.”
Em tempos de redes sociais e tecnologias novas, o contato entre as pessoas e a noção de coletividade ficaram ainda mais prejudicados.
Pensando nisso, os alunos de um curso voltado a desenvolver intervenções de impacto social na cidade, chamado Makers Society, de Pelotas (Rio Grande do Sul), decidiram mapear colaborativamente as zonas das cidades que não têm cobertura wi-fi, identificando lugares para quem quiser fugir do mundo digital.
“A turma percebeu que vivemos procurando locais com wi-fi aberto, mas as melhores conexões são formadas nos lugares sem internet, e as melhores lembranças de momentos em que vivemos é, na maioria das vezes, offline”, afirma o grupo ao Catraca Livre.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
As sinalizações são feitas com um adesivo ou uma placa, e têm a seguinte mensagem: “Zona livre de wi-fi. Senha: ____”. O espaço para colocar a senha deve ser preenchido com alguma atividade que não precise da rede, como conversar com os amigos.
Já são três pontos com as placas em Pelotas e um em Porto Alegre, mas a ideia é espalhar o projeto para outros estados. “Todos que quiserem replicar a ideia são bem vindos. Basta verificar no celular se a zona não possui wi-fi disponível, baixar o arquivo neste link e instalar onde quiser”, explicam os alunos.
“Pensamos em convidar estabelecimentos para que também imprimam e coloquem a identificação. Sejam bares, mercados ou lojas, quanto mais gente melhor. Todos os lugares que aderirem serão divulgados em um mapa que será atualizado a cada mês no Facebook”, finalizam.
Assista ao vídeo:
- Leia mais: