Projeto registra a relação dos brasileiros com suas bicicletas

O fotógrafo paulista Felipe Baenninger, de 28 anos, criou o projeto “Transite – brasileir@s e suas bicicletas” para descobrir quais os significados que as bikes têm na vida das pessoas em todo o Brasil. A motivação para lançar a iniciativa surgiu a partir de sua própria relação com o ciclismo.

Há cerca de três anos, Felipe saiu de São Paulo em direção a Porto Alegre. No entanto, o que seria uma viagem por 17 estados, acabou se tornando uma jornada de bicicleta pelo país. Todo o material coletado durante o percurso será organizado em um fotolivro, que está sendo viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Nesta semana, o fotógrafo chegou no Ceará, penúltimo estado da viagem pedalando. De lá, ele planeja ir à cidade de Limoeiro do Norte (a 200 quilômetros da capital), considerada a terra das bicicletas, por ter uma proporção de uma bike para cada habitante. Em seguida, Felipe segue para o Piauí, último destino do projeto.

A iniciativa tem como objetivo abordar a relação das pessoas com as bikes
Créditos: Felipe Baenninger
A iniciativa tem como objetivo abordar a relação das pessoas com as bikes

Antes de começar a rodar pelo Brasil, o fotógrafo planejou o “Transite – brasileir@s e suas bicicletas” durante dois anos e meio. Ele se inspirou no documentário “Bycicle Portraits”, protagonizado por dois fotógrafos que viajaram pela África do Sul, conhecendo o sentimento das pessoas por suas bicicletas.

Em entrevista à Agência Brasil, Felipe falou sobre sua proximidade com as bikes.

“Comecei a andar à noite, como lazer, com um sentimento de liberdade dentro de uma cidade tão opressora e veloz como São Paulo. Isso veio culminar com o contato com pessoas que já andavam de bicicleta na cidade e, com elas, percebi resistências ao modo vigente de fazer as coisas. Dado o panorama mundial do uso dos recursos naturais, a bicicleta significa, para mim, mudanças na saúde, na mente e no relacionamento com as pessoas”, afirmou ele.

Veja mais fotos: