Um casal de cicloativistas vai percorrer todos os biomas e capitais pelo país pedalando uma "superbicicleta" capaz de gerar energia para recarregar seus aparelhos tecnológicos. O "Projeto Brasil em Ciclos" consiste na maior cicloexpedição nacional já realizada e tem como objetivo montar um banco de dados online e gratuito sobre a qualidade das águas dos rios brasileiros.

André Pasqualini, 41, e Tereza Sumie, 30, vão começar a viagem em setembro de 2016 e a previsão é que, em quatro anos, eles percorram aproximadamente 40 mil quilômetros, que é a circunferência da terra na linha do Equador. Para viabilizar a montagem da "Bicicleta Energética", a dupla lançou uma campanha de financiamento coletivo.

Créditos: Divulgação/Bicicreteiro

O casal pretende fazer a expedição em quatro anos

Em entrevista ao Catraca Livre, André conta que a bicicleta deve funcionar como um laboratório móvel. "A bike terá um computador de bordo conectado à internet por 3G/4G e satélite. No guidão, a tela vai mostrar o caminho e registrar os resultados das pesquisas em tempo real", afirma.

A ideia da expedição surgiu em 2010, quando o cicloativista fez uma viagem sozinho pelo interior do Brasil, batizada de Projeto Biomas, na qual ele pedalou mais de sete mil quilômetros. Agora, o casal vai percorrer todo o país. Será a primeira vez que Tereza fará parte de uma aventura deste tipo.

Bicicleta Energética

Com um kit portátil de análise, doado pela ONG SOS Mata Atlântica, a dupla vai coletar amostras de cada rio e colocar o resultado em um mapa interativo.

Para a longa jornada, a "superbicicleta" será capaz de gerar energia de diferentes formas, como solar, eólica e do dínamo da bike. No mapa, os internautas também poderão conferir a quantidade de energia que foi gerada por cada uma das fontes.

A energia sustentará o computador de bordo, o GPS e os sensores que monitoram batimentos cardíacos e pressão arterial dos ciclistas. Após o estudo, um aplicativo enviará os dados sobre as águas dos rios para o mapa disponibilizado no site.

Créditos: Divulgação/Bicicreteiro

A campanha de financiamento coletivo será destinada ao projeto da "superbicicleta"

Imagem Autor

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

+ posts do autor