Projeto ‘Segue a Banquinha’ leva educação política às ruas do Rio

O movimento é inspirado no "Vira Voto", que levou voluntários às ruas para ajudar indecisos sobre qual candidato escolher no segundo turno das eleições

A banquinha quer fazer com que o diálogo iniciado durante as eleições não termine
Créditos: Reprodução / Instagram
A banquinha quer fazer com que o diálogo iniciado durante as eleições não termine

No segundo turno das eleições deste ano, algumas cidades pelo Brasil foram tomadas pela iniciativa “Vira Voto”, que levou voluntários às ruas para conversar com indecisos sobre qual candidato escolher, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ou seu adversário, Fernando Haddad (PT). Essas pessoas, muitas vezes, ofereciam bolo ou café em uma “banquinha”.

A ação serviu de inspiração para o lançamento do projeto “Segue a Banquinha”, no Rio de Janeiro, que propõe disseminar a educação política e fazer com que o diálogo iniciado durante as eleições não termine.

A iniciativa funciona de duas formas: primeiro, os participantes farão “banquinhas” itinerantes para conversar diretamente com a população. Paralelamente, a conta do Instagram trará conteúdo sobre política para que os seguidores se tornem multiplicadores, fazendo suas próprias banquinhas e conversando com mais gente.

Além de dar informações a respeito de temas atuais, como o Escola Sem Partido e as fake news, o perfil na rede social irá explicar temas políticos de forma didática. Entre os assuntos já abordados, estão o processo para criação de uma lei, enquetes online e outras formas de participação popular.

A banquinha voltou às ruas após as eleições para agradecer a quem escutou os voluntários
Créditos: Reprodução / Instagram
A banquinha voltou às ruas após as eleições para agradecer a quem escutou os voluntários

Também serão discutidos o papel de cada ente da federação e a divisão entre os três Poderes, por exemplo. A conta trará, ainda, um resumo diário de notícias políticas, recomendações de leituras, filmes e eventos ligados à política.

Apesar de ser inspirado no movimento “Vira Voto”, o “Segue a Banquinha” não tem ligação com partidos políticos. “O objetivo é fazer com que as pessoas com quem conversamos saibam mais sobre política e política pública para que tomem suas decisões bem informados”, ressalta o grupo.