Quer justiça para a onça Juma? Assine a petição
Acordamos tristes com a notícia da morte da onça Juma, em Manaus. Ela foi escalada para participar da cerimônia de passagem da tocha olímpica na capital amazonense, fugiu da jaula e, acuada, avançou em um dos militares. A solução? Um tiro que matou o animal de forma instantânea.
Muita gente ainda tenta entender os motivos e a moradora de Campos, no Rio de Janeiro, Liana Menezes, já quer justiça para Juma. Ela criou um abaixo-assinado na plataforma Change.org direcionado para o Chefe do Comando Militar da Amazônia, que é notificado à medida que as pessoas assinam.
A petição está aqui.
- Recorde: 15 milhões assinam petição por justiça a George Floyd
- 500 mil assinam petição por justiça a cachorro morto no Carrefour
- Morte de onça Juma gera indignação em ativistas estrangeiros
- Onça Juma: mais de 100 mil assinam petição em 24h
“A cerimônia de revezamento da tocha olímpica realizada no Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs), envolvendo fogo, odores e pessoas diferentes, causou uma situação atípica, com estresse, para a onça Juma, segundo especialistas. O fato culminou na morte do animal”, conta Liana no texto. “Uma atitude irresponsável que custou a vida de uma animal inocente”, completa.
Há menos de um mês, o gorila Harambe foi morto no zoológico de Cincinnati após um menino cair em sua jaula. Como não conseguiu salvar o garoto, a direção do parque decidiu também abater o animal. A história gerou comoção mundial e, inclusive, um abaixo-assinado pedindo justiça.