Robô ajuda mulheres vítimas de violência na internet

Parceria entre Think Olga e Mapa do Acolhimento, a iniciativa tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres

Por: Redação
print da robô ISA.bot
Crédito: Reprodução / ISA.botA robô divulga conteúdos sobre segurança na internet

“Olá! Sou a ISA.bot ;) Sou uma robô programada para promover uma internet mais seguras para todas as mulheres. Ofereço ‘Informação, Segurança e Acolhimento’. Precisa de ajuda? Me chama aqui no inbox!”. Esta é a descrição de uma robô virtual, criada pela ONG Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto da Nossas.Org, que trará conteúdos sobre segurança para mulheres, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet.

Com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres, a ISA.bot foi lançada nesta segunda-feira, 25, em meio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada até 10 de dezembro em todo o mundo. O nome da iniciativa foi formado a partir das letras iniciais das palavras “informação”, “segurança” e “acolhimento”.

Mas como vai funcionar a atuação da robô? Por meio da interação das usuárias com textos e vídeos, a bot apresentará conteúdos e recursos voltados para três diferentes públicos e situações. Se a mulher solicitar “Ajuda agora”, a tecnologia oferecerá ferramentas para quem esteja sofrendo ou tenha sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o compartilhamento não-consensual de imagens íntimas (a chamada “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras.

Caso a pessoa escolha “Saber mais”, a ISA.bot mostrará conteúdos para aquelas que desejam ajudar a promover uma cultura mais acolhedora na internet, além de dicas para a segurança das mulheres, como informações sobre as ferramentas para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google.

A plataforma oferece, ainda, um espaço seguro com conteúdos exclusivos para ativistas, que tendem a sofrer mais ataques online e offline. Para este grupo de mulheres, haverá uma palavra secreta que dará a elas informações e dicas adicionais, por exemplo, sobre como proteger suas contas, e ferramentas para denunciar possíveis ameaças.

Para ativar a ISA.bot, é preciso apenas chamá-la no messenger da página da ferramenta no Facebook e também no Google Assistente.

ISA.bot: uma robô de informação, segurança e acolhimento online

Olá, sou a ISA.bot: uma robô programada para acolher, informar e promover uma internet mais segura para as mulheres. Está passando, passou ou conhece alguma mulher que precise de apoio para se sentir mais segura online? Me chama aqui no inbox ou no Google Assistente (basta dizer: Ok, Google! Chamar ISA Robô).Quer saber +? Entra lá: www.isabot.org #ISAbot #ChameISAbot

Posted by IsaBot on Thursday, October 31, 2019

Campanha #ElaNãoPediu

Nenhuma mulher “pede” para apanhar. A culpa nunca é da vítima. A campanha #ElaNãoPediu, da Catraca Livre, tem como objetivo fortalecer o enfrentamento da violência doméstica no Brasil, por meio de conteúdos e também ao facilitar o acesso à rede de apoio existente, potencializando iniciativas reconhecidas. Conheça a nossa plataforma exclusiva.

1
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
2
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
3
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
4
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
5
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
6
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
7
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
8
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …