CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Robô ajuda mulheres vítimas de violência na internet

Parceria entre Think Olga e Mapa do Acolhimento, a iniciativa tem apoio do Facebook, do Google e da ONU Mulheres

Por: Redação
print da robô ISA.bot
Crédito: Reprodução / ISA.botA robô divulga conteúdos sobre segurança na internet

“Olá! Sou a ISA.bot ;) Sou uma robô programada para promover uma internet mais seguras para todas as mulheres. Ofereço ‘Informação, Segurança e Acolhimento’. Precisa de ajuda? Me chama aqui no inbox!”. Esta é a descrição de uma robô virtual, criada pela ONG Think Olga e o Mapa do Acolhimento, projeto da Nossas.Org, que trará conteúdos sobre segurança para mulheres, além de informações para conscientização sobre a violência de gênero na internet.

Com apoio do Facebook, Google e da ONU Mulheres, a ISA.bot foi lançada nesta segunda-feira, 25, em meio aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada até 10 de dezembro em todo o mundo. O nome da iniciativa foi formado a partir das letras iniciais das palavras “informação”, “segurança” e “acolhimento”.

Mas como vai funcionar a atuação da robô? Por meio da interação das usuárias com textos e vídeos, a bot apresentará conteúdos e recursos voltados para três diferentes públicos e situações. Se a mulher solicitar “Ajuda agora”, a tecnologia oferecerá ferramentas para quem esteja sofrendo ou tenha sofrido violência on-line, com informações específicas para situações como o compartilhamento não-consensual de imagens íntimas (a chamada “pornografia de vingança”), assédio, sextorsão, entre outras.

Caso a pessoa escolha “Saber mais”, a ISA.bot mostrará conteúdos para aquelas que desejam ajudar a promover uma cultura mais acolhedora na internet, além de dicas para a segurança das mulheres, como informações sobre as ferramentas para relatar problemas em plataformas como Facebook e Google.

A plataforma oferece, ainda, um espaço seguro com conteúdos exclusivos para ativistas, que tendem a sofrer mais ataques online e offline. Para este grupo de mulheres, haverá uma palavra secreta que dará a elas informações e dicas adicionais, por exemplo, sobre como proteger suas contas, e ferramentas para denunciar possíveis ameaças.

Para ativar a ISA.bot, é preciso apenas chamá-la no messenger da página da ferramenta no Facebook e também no Google Assistente.

ISA.bot: uma robô de informação, segurança e acolhimento online

Olá, sou a ISA.bot: uma robô programada para acolher, informar e promover uma internet mais segura para as mulheres. Está passando, passou ou conhece alguma mulher que precise de apoio para se sentir mais segura online? Me chama aqui no inbox ou no Google Assistente (basta dizer: Ok, Google! Chamar ISA Robô).Quer saber +? Entra lá: www.isabot.org #ISAbot #ChameISAbot

Posted by IsaBot on Thursday, October 31, 2019

Campanha #ElaNãoPediu

Nenhuma mulher “pede” para apanhar. A culpa nunca é da vítima. A campanha #ElaNãoPediu, da Catraca Livre, tem como objetivo fortalecer o enfrentamento da violência doméstica no Brasil, por meio de conteúdos e também ao facilitar o acesso à rede de apoio existente, potencializando iniciativas reconhecidas. Conheça a nossa plataforma exclusiva.

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …