Salles sugere aproveitar pandemia para passar ‘boiada’ no meio ambiente
Ministro fez a declaração durante reunião ministerial de 22 de abril; vídeo foi divulgado nesta sexta-feira
Durante reunião ministerial de 22 de abril, divulgada nesta sexta, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sugeriu que o governo federal aproveitasse que a imprensa está cobrindo a pandemia do novo coronavírus para mudar regras de proteção ambiental e da área da agricultura, evitando processos na Justiça.
Em sua fala, Salles citou o foco dos veículos jornalísticos na covid-19. “Nós temos a possibilidade nesse momento que a atenção da imprensa está voltada exclusiva quase que exclusivamente pro covid, e daqui a pouco para a Amazônia, o General Mourão tem feito aí os trabalhos preparatórios para que a gente possa entrar nesse assunto da Amazônia um pouco mais calçado, mas não é isso que eu quero falar.”
“A segurança jurídica, da previsibilidade, da simplificação, essa grande parte dessa matéria ela se dá em portarias e norma dos ministérios que aqui estão, inclusive o de Meio Ambiente. E que são muito difíceis, e nesse aspecto eu acho que o Meio Ambiente é o mais difícil de passar qualquer mudança infralegal em termos de infraestrutura, é instrução normativa e portaria, porque tudo que agente faz é pau no judiciário, no dia seguinte”, afirmou.
- Médicos alertam sobre uso de medicamento para leptospirose no RS
- Lula decreta intervenção federal no DF
- Simone Tebet declara voto em Lula no 2º turno: ‘depositarei nele meu voto’
- Como foi a entrevista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional
“Então, pra isso precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de covid e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De IPHAN, de ministério da Agricultura, de ministério de Meio Ambiente, de ministério disso, de ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços pra dar de baciada a simplificação, é de regulatório que nós precisamos, em todos os aspectos”, continuou.
Assista abaixo:
https://twitter.com/JefinhoMenes/status/1263937795690766338
Retrocessos ambientais
Lembrando que, sob Bolsonaro, o desmatamento da Amazônia em abril foi o maior dos últimos 10 anos, com 529 km² da floresta derrubada. No mês passado, o aumento foi de 171% em relação ao mesmo período de 2019. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Veja a repercussão da fala de Salles:
https://twitter.com/lubodenmuller/status/1263936885161971714
STF divulga vídeo que comprova as acusações de Moro
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira, 22, divulgar o vídeo da reunião ministerial, do dia 22 de abril, que comprova as acusações do ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentou interferir politicamente no comando da Polícia Federal.
O vídeo não foi divulgado na íntegra, Celso de Melo impôs restrições atendendo a pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU), ambas contrárias à divulgação do conteúdo na íntegra.
A defesa de Moro pediu a divulgação na íntegra do vídeo, que deixaria claro o “tom autoritário” de Jair Bolsonaro.
O STF determinou a exclusão de trechos específicos em que há referência a dois países com os quais o Brasil mantém relação diplomática, informou o STF em nota.