Salve Jorge faz mostra de charges

Por: Keila Baraçal Comunicar erro

Cinquenta trabalhos dos chargistas Angeli, Glauco e Jean, serão expostos a partir deste domingo, 22, no Bar Salve Jorge Centro. O trio faz tiras para o jornal Folha de S. Paulo. Batizada de “Página Dois – a charge e o humor mais picante de Angeli, Glauco e Jean”, a mostra aponta o olhar destes artistas frente à cena política nacional.

créditos: reproduçãoTira do cartunista Jean
Tira do chargista Jean

“Sou fã do trabalho deles. Brasília é um manancial de pornografia política e todos eles estão muito conectados com tudo o que está acontecendo por lá. Selecionamos os trabalhos por escândalo, sem deixar a estética de lado”, explica o curador Fernando Costa Neto.

Angeli começou a rabiscar seus primeiros desenhos quando ainda tinha 14 anos de idade. Desde a década de 1980 desenvolveu trabalhos sob a temática de humor anárquico. “Chiclete com Banana” é uma de suas obras mais conhecidas – lançada na década de 1980.  Ela surgiu numa época de abertura política no Brasil.

Glauco é um chargista que queria ser engenheiro. Começou seu trabalho na década de 1970 no jornal Diário da Manhã, com a tira “Rei Magro e Dragolino”.  Realiza trabalhos sobre as mudanças de comportamento, modas e hábitos. Seus desenhos são feitos em papel, com nanquim. Jean também tem suas charges publicadas no Jornal Folha de São Paulo.

Um pedaço da história. Um pouco dos artistas

Os quadrinhos no Brasil surgiram no momento em que apareceram as indústrias gráficas, com as respectivas impressões de livros, jornais e revistas, em meados do século XIX. Naquela época já havia surgido os traços da caricatura. Contam alguns veículos especializados em quadrinhos que a figura de Ângelo Agostini, um cartunista italiano radicado no Brasil, foi fundamental para o surgimento da arte no país. Agostini era dono de desenhos de tons cômicos.

Avançando um pouco mais no tempo, duas figuras carimbadas dos quadrinhos brasileiros não podem ser esquecidas: Ziraldo e Maurício de Souza. Este, com a criação de A Turma da Mônica (desenhos com histórias sobre as aventuras de Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali etc) e aquele, com O Menino Maluquinho (histórias e aventuras de um garoto levado).

Menino Maluquinho e Turma da Mônica
Menino Maluquinho (Ziraldo) e Turma da Mônica (Maurício de Souza)

Os quadrinhos no Brasil também tiveram momentos mais sérios, durante a história política do país. No jornal O Pasquim, por exemplo, Henfil e seu desenho mais politizado deram tom aos traços desenhados contra a ditadura militar. Seu humor, na época, estava diretamente ligado à defesa da classe trabalhadora. Mais contemporaneamente, os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá já alcançaram o reconhecimento internacional. Quando adolescentes inventara, o fanzine “10 pãezinhos”, que hoje tem um formato de blog. A dupla já ganhou o Eisner Awards, o Oscar da área.

Gabriel Bá e Fábio Moon
Gabriel Bá e Fábio Moon

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …