Sementes misteriosas da China assustam brasileiros; governo emite alerta
Moradores de oito estados já registraram o recebimento de encomendas pelos Correios sem pedirem
Nos últimos dias, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu mais de 36 denúncias sobre o relato de pacotes de “sementes misteriosas” pelos Correios. Ao todo, oito estados já registraram casos deste tipo.
Na maioria dos casos, as sementes misteriosas vêm junto com produtos comprados pela internet em sites estrangeiros. As informações são “Jornal Hoje”, da TV Globo.
Sementes misteriosas da China possuem ácaro, bactérias e pragas
- Surto misterioso de doença respiratória na China acende alerta na OMS
- Brasil monitora 46 casos de hepatite misteriosa em crianças
- Santa Catarina investiga suspeita de hepatite misteriosa em criança
- Sementes misteriosas da China tem praga e apresentam risco ao Brasil
Segundo o Ministério da Agricultura, a origem dos pacotes é de países da Ásia, como China, Malásia e Kong Kong.
Moradores de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rondônia, Pernambuco e Bahia afirmam já terem recebido o produto não solicitado.
A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras brasileiras com pragas.
O Ministério da Agricultura emitiu um alerta fitossanitário nesta segunda-feira, 28, para que a população tenha cuidado e não abra encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.
O alerta vale para recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China, como vem ocorrendo.
Caso a pessoa venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa (confira aqui a relação).
O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.
Problema semelhante também foi relatado nos Estados Unidos e no Canadá recentemente.
O Departamento de Agricultura americano (USDA, em inglês) abriu uma investigação para apurar a chegada de diversos pacotes de sementes misteriosas vindos, em sua maioria, da China.