‘Brushing’, a fraude que pode explicar origem das ‘sementes misteriosa’

Ministério da Agricultura alerta população para não plantar essas sementes

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Nas últimas semanas, moradores de oito estados brasileiros têm relatado o recebimento de pacotes com “sementes misteriosas” vindas da China sem terem solicitados.

O caso levou o Ministério da Agricultura a emitir essa semana um alerta para que a população não abra os pacotes ou plante as sementes. A preocupação é que elas contaminem as lavouras brasileiras com pragas.

Sementes misteriosas da China possuem ácaro, bactérias e pragas

sementes misteriosas
Crédito: Reprodução/TV TEMMoradora de Itapetininga (SP) recebeu pacote com sementes misteriosas após compra em site chinês

Em Itapetininga, interior de SP, uma moradora afirma que sua gata morreu após comer as folhas das sementes misteriosas que plantou em um vaso.

Os casos não estão acontecendo somente no Brasil. Moradores de países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, entre outros, também registraram relatos de recebimento de pacotes com sementes misteriosas provenientes da China pelos correios.

Tudo ainda é um mistério para as autoridades desses países. Mas o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) pode ter desvendado o caso.

Crédito: Reprodução/TVGazetaMoradora do ES mostra pacote com sementes misteriosas que chegou pelos Correios

O órgão americano acredita que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.

O ” brushing” é uma estratégia para burlar o ranqueamento em sites de e-commerce, como Amazon, E-bay, Aliexpress, entre outros.

Como funciona a fraude

A fraude funciona assim: Um vendedor golpista pegas seus dados na internet e cria uma conta falsa na Amazon ou no AliExpress no nome da vítima. Em seguida, ele efetua a compra de um determinado produto na própria loja virtual e despacha a “mercadoria”, que no caso é um pacote com sementes”.

Quando a mercadoria chega na casa do “cliente fantasma”, o vendedor deixa um comentário positivo e ainda ganha o selo de “comprador verificado”. o que dá mais crdibilidade;

Quanto mais avaliações positivas do vendedor nesses sites de marketplaces, maiores são as chances de sua loja virtual figurar entre no topo das buscas.

Essa prática foi denunciada pelo Wall Street Journal em 2015 em uma reportagem sobre a plataforma chinesa Alibaba, uma das maiores do mundo.

A matéria explica o uso de compradores falsos na plataforma cujas compras eram pagas pelos vendedores, até a estratégia tomar rumos multinacionais e itens não solicitados passaram a ser enviados a clientes ao redor do mundo.

Recebeu sementes misteriosas? Saiba o que fazer

O Ministério da Agricultura emitiu um alerta fitossanitário para que a população tenha cuidado e não abra pacotes com sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Caso você receba algum pacote suspeito, o ministério orienta entregar o material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa (confira aqui a relação).

O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.

Compartilhe: