Sementes misteriosas da China possuem ácaro, bactérias e pragas

Maranhão e Amazonas foram os únicos estados que não registraram recebimento dos pacotes

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Dados preliminares do Ministério da Agricultura apontam a presença de microrganismos nos pacotes com as sementes misteriosas vindas da China e de outros países da Ásia. Segundo as análises, foram identificados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias –que não existem no Brasil.

De acordo com o Ministério da Agricultura, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

sementes misteriosas
Crédito: Reprodução/TV GloboSementes misteriosas da China possuem ácaro, bactérias e pragas

As análises estão sendo feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país.

té o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas.

A expectativa do governo é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Alerta dos EUA

Nos Estados Unidos, onde as investigações estão mais avançadas. Osama El-Lissy, um dos diretores do Departamento de Agricultura americano (USDA, em inglês), conta que já foram identificados 300 tipos de sementes.

Segundo Osama, em sua maioria são plantas ornamentais, frutas, ervas daninhas, vegetais. Algumas estavam contaminadas com pragas, mas nada de muito preocupante.

Crédito: Reprodução/TV TEMMoradora de Itapetininga (SP) recebeu pacote com sementes misteriosas após compra em site chinês

O órgão americano acredita que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.

O “brushing” é uma estratégia para burlar o ranqueamento em sites de e-commerce, como Amazon, E-bay, Aliexpress, entre outros. Entenda aqui como funciona a fraude.

Recebeu sementes misteriosas? Saiba o que fazer

O Ministério da Agricultura emitiu um alerta fitossanitário para que a população tenha cuidado e não abra pacotes com sementes não solicitadas, seja qual for o país de origem.

Caso você receba algum pacote suspeito, o ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa (confira aqui a relação).

O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.

Compartilhe: