Sesc Paulista tem noite de samba e chorinho

Por: Keila Baraçal

Samba + Chorinho = Noite Animada. Essa é a equação que o grupo Choramba vai mostrar nos palcos do Sesc Avenida Paulista na noite desta quarta, 8, às 19 horas. A banda, formada pelos instrumentistas Angélica Antunes (clarineta), Osvaldo Bigaram (violão), Tatiana Ubinha (pandeiro) e Ana Regina (voz), vai misturar as dedilhadas aceleradas do chorinho às canções melosas do samba.

O repertório do show promete não deixar ninguém parado: está recheado de releituras dos maiores sucessos de Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Abel Ferreira, entre outros.

Isso porque o ritmo foi o primeiro surgido no Brasil, justamente depois da chegada da Família Real, em 1808. Seu surgimento, como tudo que faz parte do DNA nacional, é fruto da miscigenação entre nativos + escravos + europeus. Os instrumentos trazidos pela corte portuguesa, como clarinete, violão, cavaquinho e bandolim, ganharam vida nas mãos dos escravos e da classe média que emergia no Rio de Janeiro em meados do século 18. E o resto é música, e de boa qualidade!