Simone Tebet declara voto em Lula no 2º turno: ‘depositarei nele meu voto’
A ex-candidata à presidência ganhou destaque nacional ao ultrapassar o veterano Ciro Gomes e assumir a terceira posição nas eleições
A ex-senadora Simone Tebet (MDB), candidata à presidência da República que ficou em terceiro lugar no primeiro turno das eleições presidenciais de domingo (2), se pronunciou nesta quarta-feira (5) em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno.
Após o final da apuração das urnas eletrônicas, Tebet falou publicamente que esperaria determinação do seu partido antes de dar qualquer declaração à imprensa.
“As urnas falaram. O povo brasileiro se fez ouvido. Cumpriu-se o rito da Constituição, que hoje completa 34 anos. Venceu a democracia. Aprendi ao longo da minha vida pública que não se luta apenas para vencer, mas para criar caminhos. O eleitor optou por dois turnos. Em face de tudo que testemunhamos no Brasil, não estou autorizada a abandonar as ruas e as praças. A verdade sempre me foi companheira. Não é agora que irei abandoná-la. Sim, critiquei os dois candidatos no primeiro turno. Mas, pelo amor ao Brasil, à democracia e à Constituição, peço desculpas aos meus companheiros que me imploraram pela neutralidade neste segundo turno, preocupados com eventual perda de algum capital político. O que está em jogo é muito maior que cada um de nós. Votarei com a minha razão de democrata e com a minha consciência de brasileira. Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Omitir-me seria trair minha trajetória de vida pública. Há um Brasil a ser imediatamente reconstruído e um povo a ser reunido. Reunido na diversidade, antes e sempre, a nossa maior riqueza. Hoje, esmigalhada por todos os tipos de discriminação. Neste ponto, um desabafo: de que vale irmos às nossas igrejas se não somos capazes de pregar o evangelho e o respeito ao nosso próximo, na nossa casa, no nosso trabalho, nas ruas de nossa pátria? Nos últimos quatro anos, o Brasil foi abandonado. A negação atrasou a vacina. A arma ocupou o lugar dos livros. A mentira feriu a verdade. O conceito de humanidade foi substituído pelo desamor. O Brasil voltou ao mapa da fome. O orçamento, antes público, tornou-se secreto e privado. Por tudo isso, ainda que mantenha as críticas que fiz a Lula, depositarei nele meu voto, pois reconheço nele seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. É por um Brasil sem fome, sem miséria, com educação, com reformas estruturantes, que respeite o agronegócio e o meio ambiente, com comida mais barata”, disse Tebet.
- Lula reforça compromisso contra a fome e alfineta Bolsonaro em discurso
- Alexandre de Moraes nega pedido do PL em anular 2º turno das eleições
- Após levar bomba da polícia, bolsonarista diz que ‘comunismo já entrou no Brasil’
- Após campanha pró-Bolsonaro, Edir Macedo diz para fiéis ‘perdoarem’ Lula
Assista ao discurso na íntegra aqui: