SP: 5 presídios registram rebeliões e presos fogem

As ações teriam sido motivadas pela proibição à saída de detentos do regime semiaberto, estabelecida pelo governo, por cauda do avanço do coronavírus

16/03/2020 21:21

Presos em regime semiaberto de cinco penitenciárias no estado de São Paulo realizaram rebeliões, nesta segunda-feira, 16, em Mongaguá (Baixada Santista), Taubaté (Vale do Paraíba), Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis (interior de São Paulo), segundo informações divulgadas pelo sindicato dos agentes penitenciários.

SP: 5 presídios registram rebeliões e presos fogem
SP: 5 presídios registram rebeliões e presos fogem - Reprodução/Twitter

Segundo os agentes penitenciários, a tensão aumentou a partir da decisão do governo do estado de vetar a saída dos presos no semiaberto como medida para conter o avanço do novo coronavírus.

No presídio do litoral, centenas de presos fugiram e oito agentes foram feitos reféns.

De acordo com a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) centenas de presos fugiram e oito agentes foram feitos reféns, no Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá.

“Muitos já estavam preparados para sair. Aí ficaram revoltados com a notícia”, afirmou Fabio Jabá, presidente do Sifuspesp, o sindicato dos funcionários do sistema prisional de São Paulo.