Starbucks promete fim dos canudos de plástico nas lojas até 2020
Segundo a empresa, essas mudanças vão permitir que mais de um bilhão de canudos deixem de ser usados anualmente
O Starbucks prometeu nesta segunda-feira, 9, o fim dos canudos de plástico em todas as unidades da rede até 2020. A solução que a empresa deverá usar é substituir o plástico por materiais menos poluentes, além de aderir a copos e recipientes que dispensem o uso do canudo.
De acordo com o site Fast Company, para substituir o material, a companhia criou um copo com tampa inclinada, que permite aos clientes tomar o líquido diretamente do recipiente. O design começou a ser pensado em 2016 para uma nova bebida, o café com infusão fria de nitrogênio.
Segundo o Starbucks, essas mudanças vão permitir que mais de um bilhão de canudos deixem de ser usados todos os anos. Embora o prazo seja de dois anos, unidades da rede em Vancouver, no Canadá, e em Seattle, nos Estados Unidos, já devem decretar o fim dos canudos ainda em 2018.
Guerra contra os canudos
Em todo o mundo, ONGs pressionam para que as empresas decretem o fim dos canudos de plástico em suas lojas. Recentemente, a rede de lanchonetes McDonald’s deu o primeiro passo pelo meio ambiente e anunciou que unidades no Reino Unido e na Irlanda deixarão de usar o material.
No caso do Brasil, a proibição já foi aprovada na cidade do Rio de Janeiro e vereadores de São Paulo discutem projeto de lei similar.