Temer teria negociado repasse de propina de R$ 1,5 milhão para campanha de Chalita

Por: Redação | Comunicar erro

ENQUETE

Michel Temer e Gabriel Chalita (foto: Alexandre Moreira/ Brazil Photo Press)

Ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado afirmou, em seu acordo de delação premiada, que o presidente interino Michel Temer (PMDB) negociou com ele o repasse de propina no valor de R$ 1,5 milhão para a campanha de Gabriel Chalita (ex-PMDB) à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

Segundo Machado, o repasse teria ocorrido em setembro daquele ano e foi pago por meio de doação eleitoral pela empreiteira Queiroz Galvão, contratada da Transpetro. Machado disse que Temer pediu ajuda porque a campanha de Chalita passava por dificuldades financeiras. A conversa teria ocorrido numa sala reservada da base aérea de Brasília.

No depoimento, Machado disse que “o contexto da conversa deixava claro que Temer estava ajustando pedido de recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita”.

De acordo com Machado, a doação foi feita de maneira oficial pela empreiteira Queiroz Galvão, um dos alvos da Lava-Jato, ao diretório nacional do PMDB. Mas que o valor era, na realidade, “oriundo de pagamento de vantagem indevida pela Queiroz Galvão, de contratos que possuía junto a Transpetro”.

Machado ainda disse que alugou um carro e se identificou ao entrar na base aérea. As falas de Machado citadas na delação são uma explicação do delator sobre um diálogo gravado com o ex-presidente José Sarney, quando tratou do tema.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
2
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
3
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
4
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
5
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
6
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
7
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
8
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …