Temer teria negociado repasse de propina de R$ 1,5 milhão para campanha de Chalita

Por: Redação | Comunicar erro

ENQUETE

Michel Temer e Gabriel Chalita (foto: Alexandre Moreira/ Brazil Photo Press)

Ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado afirmou, em seu acordo de delação premiada, que o presidente interino Michel Temer (PMDB) negociou com ele o repasse de propina no valor de R$ 1,5 milhão para a campanha de Gabriel Chalita (ex-PMDB) à Prefeitura de São Paulo, em 2012.

Segundo Machado, o repasse teria ocorrido em setembro daquele ano e foi pago por meio de doação eleitoral pela empreiteira Queiroz Galvão, contratada da Transpetro. Machado disse que Temer pediu ajuda porque a campanha de Chalita passava por dificuldades financeiras. A conversa teria ocorrido numa sala reservada da base aérea de Brasília.

No depoimento, Machado disse que “o contexto da conversa deixava claro que Temer estava ajustando pedido de recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita”.

De acordo com Machado, a doação foi feita de maneira oficial pela empreiteira Queiroz Galvão, um dos alvos da Lava-Jato, ao diretório nacional do PMDB. Mas que o valor era, na realidade, “oriundo de pagamento de vantagem indevida pela Queiroz Galvão, de contratos que possuía junto a Transpetro”.

Machado ainda disse que alugou um carro e se identificou ao entrar na base aérea. As falas de Machado citadas na delação são uma explicação do delator sobre um diálogo gravado com o ex-presidente José Sarney, quando tratou do tema.

Compartilhe:

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …