Torcedor é ameaçado por PM no Maracanã: ‘vou te entupir de bala’
O torcedor ameaçado usou as próprias redes sociais para se identificar e divulgar o vídeo; assista
Torcedores do Fluminense usaram as redes sociais nesta quinta-feira, 7, para denunciar a truculência de policiais militares do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (BEPE) no estádio do Maracanã.
O caso ocorreu na noite de ontem após a derrota do time carioca para o Fortaleza por 2 a 0, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em uma das imagens que circulam na internet é possível ver um PM ameaçando um torcedor.
” Vou te entupir de bala, filho da p… Desce logo”, diz o policial ao torcedor identificado como João Alves e que compartilhou o vídeo gravado por um celular (assista mais abaixo).
Segundo ele, o grupo tirava uma selfie para registrar a volta da torcida aos estádios após mais de 500 dias por conta da covidd-19.
https://twitter.com/JMFlu35/status/1445971050232225793
“VERGONHOSO! Descer a escada sendo empurrado de toda forma, ao ponto de quase rasgar a minha camisa e no final ter que escutar isso. Lamentável…🤦🏼♂️😡 Para esclarecer o porquê disso tudo. Apesar da derrota, foi gratificante poder voltar ao Maracanã depois de tanto tempo. Fomos tirar uma foto, o grupo nosso que estava ali, os policiais não quiseram esperar alegando que já tinha acontecido muita confusão e que eles não estavam mais com paciência”, desabafou no Twitter.
“Um deles ainda virou pra nós e disse que nossa torcida [a do Fluminense] era de merda, que só sabia arrumar confusão e entre outras coisas. Nisso começaram a nos empurrar até a saída, como mostra no vídeo e depois lamentavelmente veio esse outro policial”, relatou.
Em nota enviada ao G1, a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro disse que “abriu um procedimento interno para apurar o caso e que o PM que aparece nas imagens será chamado para prestar esclarecimentos”.
Saiba como denunciar violência policial
Destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial. Além da agressão física, configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação. Seja por meio de órgãos públicos ou plataformas digitais, confira dicas sobre como denunciar violência policial:
Disque 100
Canal de comunicação que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção, bem como orientar a elaboração de políticas públicas.
Ouvidoria de PM
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.
Em São Paulo, por exemplo, a denúncia pode ser feita até online.
Corregedoria das polícias Civil e Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
DefeZap
Desenvolvido em 2016 pelas organização Nossas, a plataforma tem como objetivo dar visibilidade à questão da segurança pública e defesa dos direitos humanos.
A plataforma recebe denúncias de violência policial, realiza apurações preliminares e encaminha casos aos órgãos competentes. Conheça a plataforma.