Trump toma posse como presidente dos EUA nesta sexta-feira
Às 12h de Washington (15h em Brasília) desta sexta-feira, dia 20, o republicano Donald Tump fará o juramento de posse perante o presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, em frente ao Congresso americano, tornando-se o 45º presidente do país.
Sucessor do presidente Barack Obama na Casa Branca, Trump teve uma campanha eleitoral marcada por apresentar soluções simples para problemas complexos. No México, por exemplo, ele diz que pretende construir um muro na fronteira do país com os EUA para deter a imigração clandestina.
Anunciou a intenção de expulsar 11 milhões de pessoas que vivem ilegalmente no país, em sua maioria latino-americanos. Com a promessa de “tornar os Estados Unidos grandes de novo”, ele disse ainda que quer devolver empregos ao país renegociando acordos comerciais internacionais.
- Bolsonaro vira piada em talk-show americano, após atos terroristas no DF
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
- ‘Os Simpsons’ previu como os EUA estariam no último dia de Trump
- Obama, Bush e Clinton desafiam Trump e se oferecem para tomar vacina
Artistas não aceitam participar da cerimônia de Trump
A equipe de Trump teve dificuldade para encontrar músicos conhecidos que aceitassem se apresentar na cerimônia de posse do magnata do setor imobiliário. Nomes como o astro do pop Elton John, o tenor italiano Andrea Bocelli e a lenda do country Garth Brooks disseram “não” ao convite.
A festa acabará sendo comandada pela soprano Jackie Evancho, que cantará o Hino Nacional, e também pelo grupo The Rockettes.
Em contraste, durante as celebrações da posse do presidente Barack Obama atuaram artistas de renome internacional como Beyoncé e U2.
Confira abaixo a programação oficial do dia de posse (com informações do G1):
- Pela manhã, Trump, seu vice Mike Pence e suas famílias participam de uma cerimônia religiosa na Igreja Episcopal de Saint John, a poucos passos da Casa Branca. Posteriormente, Barack Obama e a primeira-dama, Michelle, darão as boas-vindas a Trump e sua esposa, Melania, com um chá. Os dois casais irão juntos em comitiva para o Capitólio.
- 12h30: começa a cerimônia de posse, nas escadarias do Capitólio, com espetáculos musicais. Entre os convidados estarão legisladores, integrantes da Suprema Corte e diplomatas. Estarão também os ex-presidentes Jimmy Carter, George W. Bush e Bill Clinton, que estará acompanhado por sua esposa, Hillary Clinton, derrotada por Trump nas eleições. Por questões de saúde, o presidente George H.W. Bush não estará presente. A soprano Jackie Evancho terá a responsabilidade de cantar o Hino Nacional. Está prevista também a participação do grupo The Rockettes.
- 14h30: primeiros discursos. Líderes religiosos farão orações. Clarence Thomas, integrante da Suprema Corte, tomará o juramento do vice-presidente Mike Pence.
- 15h00: Trump repetirá o juramento presidencial, tomado pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. Para isso, serão usadas duas Bíblias: a utilizada na posse do presidente Abraham Lincoln e uma pertencente a Trump, que foi presenteada por sua mãe em 1955. Posteriormente, Trump discursa.
- 15h30: fim da cerimônia. Posteriormente, mantendo uma longa tradição, Trump e Pence participam em um almoço no Capitólio.
- 18h00 a 22h00: desfile de posse. O novo presidente e vice-presidente percorrerão os 2,4 km pela Avenida Pensilvânia, do Capitólio até a Casa Branca, acompanhados por 8.000 participantes que incluem representantes das Forças Armadas, escolas e universidades, grupos a cavalo, veteranos de guerra e até uma brigada de tratores.
- 22h00 a 01h00: Trump, Pence e suas esposas participam em três diferentes bailes de gala. Outras festas estão programadas por toda a cidade.